Dia 02 de julho é comemorado o ‘Dia do Bombeiro’

02/07/2024 09h39 A reportagem do Portal Metrópole de Notícias fez uma matéria especial sobre o tema.
Redação: Wilson Bettiol, Osvaldo Cruz - SP
Dia 02 de julho é comemorado o ‘Dia do Bombeiro’ .

No dia 02 de julho é comemorado o ‘Dia do Bombeiro’, data instituída através do decreto nº35.309 de 1954.

Os primeiros registros da existência de bombeiros no Brasil datam do ano de 1.856 quando o imperador Pedro II assinou o decreto que caracterizava a diminuição dos incêndios no país.

Antes da criação dessa corporação, as pessoas apagavam os incêndios contando com a ajuda da comunidade.

Hoje ainda ocorre essa solidariedade, mas existe o Corpo de Bombeiros com homens treinados, equipamentos e estrutura para realizar o serviço com profissionalismo e técnicas, além de muitos outros atendimentos prestados por essa corporação.

O Corpo de Bombeiros pode ser acessado através do telefone 193.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com o comandante da Estação de Bombeiros de Osvaldo Cruz, Tenente PM Silva Rolim. “Desde criança tinha o sonho de ser bombeiro, e quando via um caminhão da corporação passando na rua, ficava pensando como seria trabalhar salvando vidas. O tempo passou e sempre com aquilo na cabeça, pensando até que completei 18 anos e fiz a prova para entrar na Polícia Militar. Fui aprovado, fiz a escolinha da PM, trabalhei um ano no policiamento de área, mas a vontade de ser bombeiro era mais forte. Aí fiz a prova, fui aprovado e ingressei no Corpo de Bombeiros e até hoje na corporação que é a minha paixão. O Corpo de Bombeiros é para quem gosta, pois exige bastante. Nosso regime de prontidão, 24 horas, tem uma rotina de trabalho com bastante treinamentos, preparação física, exercícios com os equipamentos de trabalho do dia a dia fazendo simulações para estar sempre pronto para prestar o socorro necessário. E durante essas 24h o bombeiro tem que estar pronto para atendimento das ocorrências, ou seja, além de treinar, se preparar, vai atender as ocorrências sempre buscando salvar vidas, o máximo possível. A gente comenta que o bombeiro faz três coisas...ele atende ocorrência, treina para atender ocorrência e cuida do ambiente de trabalho dele que é o quartel. A filosofia dos bombeiros sempre é a preservação da vida, o salvamento da vida, sempre a opção é o salvamento das pessoas envolvidas nas ocorrências.”, disse.

De acordo com o Tenente, muitos dos trabalhos dos bombeiros são feitos através da Unidade Resgate, que atende ocorrências de acidentes, salvamento aquático, salvamento em altura, salvamento em incêndios e outros, além de também fazer um trabalho de conscientização. “Passamos informações para as crianças nas escolas, passando conhecimentos importantes, para que eles possam orientar os pais em casa em um trabalho preventivo. Existem também os cursos oferecidos pelo Corpo de Bombeiros, como o de primeiros socorros, prevenção a incêndio e assim procuramos atingir o maior número de pessoas possível. Salvar vidas é uma sensação única, a gente faz o possível para salvar o máximo de pessoas, e é algo indescritível. Muitas vezes as pessoas que foram salvas ao encontrar os bombeiros se emocionam e agradecem por tudo que aconteceu naquele momento difícil. Isso é algo que só sendo bombeiro para saber como é, as pessoas que vão no quartel dos bombeiros depois de uma ocorrência para manifestar sua gratidão.”.

Por fim o Tenente PM Silva Rolim deixou uma mensagem aos integrantes dessa profissão, aos que estão começando e até aqueles que já se aposentaram nesse caminho. “A mensagem que eu posso deixar para um bombeiro hoje, até mesmo para uma pessoa que vê uma equipe passando na rua, é dizer ‘obrigado pelo seu serviço’, ‘obrigado por se dedicar a vida do próximo’.”, finalizou.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias deixa aqui os parabéns e um muito obrigado a todos os bombeiros.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular