Diretora de escola estadual de Osvaldo Cruz orienta sobre o aplicativo Centro de Mídias

05/05/2020 06h10 A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com a diretora Helenita Monteiro Corradi.
Redação - Rian Santos*, Osvaldo Cruz - SP
Diretora de escola estadual de Osvaldo Cruz orienta sobre o aplicativo Centro de Mídias (Foto: Rádio Metrópole / Portal Metrópole / Rian Santos)

O Governo do Estado de São Paulo iniciou no final do mês de abril em todo o estado, a volta às aulas de maneira à distância. As atividades são passadas por meio do aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, com transmissão ao vivo de aulas para cerca de 3 milhões de alunos da rede estadual. 

A Reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou com Helenita Monteiro Corradi, diretora da Escola Estadual Maria Aparecida Lopes, que destacou como estão funcionando as aulas remotas. "Inicialmente a Secretaria de Educação teve a preocupação de promover três dias de planejamento para nós, diretores, coordenadores e professores. Foram três dias com atividades a distância para conhecermos como seria esse trabalho e para termos conhecimento de alguns conteúdos necessários para esse momento.", explicou Helenita.

Segundo Helenita, pais e alunos estão sendo bastante participativos nesse momento. "Eles estão sendo responsáveis, nós temos acompanhado isso diariamente e, inclusive, o que chamou a atenção é a participação que os pais estão tendo nesse apoio, nessa organização, para facilitar a comunicação entre os professores e os alunos. Nós montamos grupos de Whatsapp, sendo que cada turma tem um grupo e, neste grupo, estão todos os professores dessa sala, e por esse grupo os alunos tiram as dúvidas do que os professores vão enviando como atividades para serem desenvolvidas além do Centro de Mídias.".

A diretora também explicou quais são as medidas tomadas pela escola e o Estado quanto aos alunos que não tem acesso a internet ou ao conteúdo disponibilizado. "A Secretaria da Educação já deixou muito claro que nenhum aluno ficará para trás, todos os alunos que ficarem sem acesso à internet, embora o aplicativo seja totalmente gratuito, ele será colocado em uma aula de reforço assim que voltar, então serão retomados os conteúdos e as habilidades que não podem ficar sem ser vistos para dar continuidade no segundo bimestre. Além disso, as crianças que não conseguirem realmente ter essa aula através do Centro de Mídias, nós da escola também já estamos pensando em outras formas de auxiliar esse aluno para não ficar só na espera dessa volta, que pode ser no final de junho ou começo de julho, já que nós ainda não temos clareza sobre isso.", disse. 

Helenita Corradi aproveitou a oportunidade e deixou uma orientação aos pais e alunos para este momento de pandemia de Coronavírus (COVID-19). "Não se desespere, a angustia e a ansiedade é natural, mais pense que nós da escola estamos aqui para ajudar, vamos tentar resolver o máximo possível dos problemas que possam surgir neste período. Com relação ao aplicativo é importante ainda que os pais que não conseguiram ter acesso, que procurem as escolas que os filhos estudam ou então, entre nas Redes Sociais, porque já tem muita informação sobre o assunto. Para ter acesso ao aplicativo, precisa fazer o seu login com o R.A. do aluno e, caso não lembre, tem como verificar no site da Secretaria Digital ou até mesmo na escola. A senha é a data de aniversário do aluno. Lembrando que o aplicativo é totalmente gratuito, e as aulas além de estar no aplicativo, estão também no canal 75 (SKY) e na TV Cultura, então existe mais de uma possibilidade do aluno assistir essas aulas.", finalizou Helenita.

 

 

Supervisão de Acally Toledo*

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular