Em 9 meses, Energisa registra 57 colisões contra postes na região de Prudente

31/10/2023 08h43 Concessionária reforça a importância de conscientização dos condutores e orienta sobre procedimentos a serem adotados em casos de colisões em postes.
Comunicação Energisa, Região
Em 9 meses, Energisa registra 57 colisões contra postes na região de Prudente (Foto: Cedida)

De janeiro a setembro deste ano, a Energisa Sul-Sudeste registrou 57 ocorrências de acidentes envolvem postes na região de Presidente Prudente. De acordo com a concessionária, a situação é muito preocupante, uma vez que, além do risco à vida, há danos ao sistema elétrico e interrupções no fornecimento de energia. Na manhã desta quinta-feira (26), mais uma ocorrência de batida contra poste foi registrada em Prudente. Desta vez, na Avenida Washington Luiz, na altura do Jardim Eldorado. Apesar do impacto da batida e dos estragos provocados à rede elétrica, nenhum cliente teve a energia interrompida. 

Para se ter uma ideia dos prejuízos, nas ocorrências registradas nos nove primeiros meses deste ano, 11.284 clientes atendidos pela Energisa tiveram a energia interrompida temporariamente após veículos atingirem postes e causarem múltiplos estragos à rede elétrica.   

"Hoje a Energisa tem equipamentos modernos que permitem realizar manobras no sistema elétrico para restabelecer a energia de forma rápida para o maior número de pessoas. Nosso compromisso é sempre trabalhar para que o cliente tenha a energia normalizada o quanto antes, no entanto, há situações que, por segurança, os reparos precisam ser feitos com a rede desligada", explica Luiz Moreto, gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste.   

Ele acrescenta que dependendo da complexidade da colisão, o trabalho de resgate, substituição de cabos, equipamentos elétricos e postes danificados pode levar horas, prolongando o tempo da interrupção do fornecimento de energia para determinados clientes.  

Isso explica o fato desses 11 mil clientes, entre residências, estabelecimentos comerciais e imóveis nas áreas urbanas e rurais, terem sido impactados com a interrupção temporária no fornecimento de energia.    

O que fazer?  

De forma preventiva, é importante que motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres tenham um comportamento defensivo no trânsito. A atenção redobrada ao conduzir um veículo ou atravessar uma rua, por exemplo, evita distrações que, consequentemente, podem resultar em acidentes.  

"Um dos problemas mais graves das colisões contra poste é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair em cima do veículo e nas situações em que há rompimento de cabos. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em situações como essas, não se pode descartar os riscos aos quais as pessoas estão sujeitas em uma colisão", acrescenta Moreto.  

O gerente reforça a importância de a comunidade estar atenta e colocar em prática as orientações de segurança em casos de acidentes: "Sempre frisamos: se o veículo atingiu um poste, os ocupantes devem manter a calma e, se não houver um princípio de incêndio devem permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança", detalha.  

Já para as pessoas que presenciarem o acidente, a orientação é para manter a distância e acionar o socorro imediatamente. "Às vezes, na ansiedade de ajudar quem está dentro do carro, as pessoas podem tocar em um cabo rompido e sofrer um choque elétrico. Então, não toque no veículo, chame a Energisa e o Corpo de Bombeiros que farão o socorro de maneira adequada".  

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular