Com o objetivo de capacitar e instruir a população a atuar em casos de uma emergência, tanto no correto acionamento dos serviços de emergência como na aplicação de manobra de reanimação cardiopulmonar, a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN), promove em parceria com o Pelotão do Corpo de Bombeiros de Adamantina a Campanha Juntos Salvamos Vidas - “1º Dia de Treinamento”.
A ação acontece no dia 7 de maio, a partir das 16h no Parque dos Pioneiros. No entanto, os interessados em participar do treinamento devem efetuar sua inscrição até o dia 3 de maio por meio do QR Code que está disponível na arte de divulgação do evento publicada nas redes sociais da Prefeitura de Adamantina, no formulário disponível no https://forms.gle/kCeUrHxnMGDPpzAE6 ou pelo e-mail rescuedayadamantina@gmail.com.
De acordo com o tenente Poli, o evento visa demonstrar através da capacitação da pessoa leiga, que não é da área da saúde ou não possui algum tipo de treinamento relacionado a atendimento pré-hospitalar, que a correta aplicação de procedimentos de primeiros socorros pode contribuir de maneira vital para uma vítima podendo essa vítima ser até mesmo um familiar.
Por isso, a iniciativa é aberta à população em geral. “O propósito do “Dia de Treinamento” é atingir o maior número de pessoas. A pessoa que tiver interesse não precisa ser da área da saúde ou ter algum conhecimento de atendimento pré hospitalar”, afirma.
A ideia da realização do Dia de Treinamento surgiu após a comemoração dos 60 anos de serviços do Corpo de Bombeiros na região de Presidente Prudente.
“Umas das ações comemorativas foi o evento de RCP – Reanimação Cardiopulmonar em massa, o que despertou o interesse por parte da Secretaria da Saúde e do DEMTRAN, que está com a “Campanha Juntos Salvamos Vidas”, em realizar o RCP em massa aqui em Adamantina”, comenta.
Além do Dia de Treinamento, o tenente Poli comenta que serão desenvolvidas outras ações em conjunto, como a Semana do Trânsito e outras iniciativas que iremos desenvolver com o foco na prevenção e salvar vidas.
Os participantes podem contribuir com um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade.