Um comerciante bastense fez um alerta para que os empresários da cidade fiquem atentos ao receberem cédulas de dinheiro de valor alto. Ele confirmou ter recebido uma nota de 100,00 reais falsificada de um golpista que se passou por cliente e, após fazer uma compra com o dinheiro falso, levou embora a mercadoria e um valor razoável que recebeu de troco. É preciso estar sempre muito atento, pois os Indivíduos aproveitam o momento em que o estabelecimento está bem movimentado para praticar o crime.
Outros três empresários de Bastos também teriam sido lesados ao receberem dinheiro falso em junho último. As vítimas informaram que o suposto cliente chega ao estabelecimento, sempre quando tem bastante consumidores no local, faz a compra de um algum objeto de valor baixo, paga com uma cédula, geralmente de R$ 100,00, e após receber o troco desaparece. O comerciante só constata o crime após o golpista ter ido embora do estabelecimento.
Existem várias formas de identificar uma nota que não é verdadeira, más os golpistas usam de meios que dificultam cada vez mais a vida dos empresários, falsificando cédulas com marca d'água, com a listrinha preta no meio e até com selo brilhante. Por isto o primeiro cuidado é com relação à textura do papel, pois as informações são de esses bandidos ainda não conseguiram falsificar o papel que é feito pela Casa da Moeda, que é único. A nota verdadeira é áspera e a falsa é lisa.
Outra dica é que na nota de 50 reais nova, o elemento holográfico se alterna, revelando o número 50 e a palavra "REAIS". O desenho da onça fica colorido e na folha surgem diversas cores em movimento. Na cédula de 100 reais nova, o elemento holográfico se alterna, revelando o número 100 e a palavra "REAIS". A figura da garoupa fica colorida, e no coral surgem diversas cores em movimento.