Daqui a aproximadamente duas semanas, mais especificamente no dia 21 de dezembro, começa oficialmente o verão, ou seja, aumento da temperatura e, consequentemente, da conta de energia.
Para que os consumidores não sofram tanto com os reflexos da chegada da estação mais quente do ano, o engenheiro eletricista da Energisa, Carlos Eduardo Mariano, explicou que tomar medidas simples pode reduzir o baque quanto ao valor da conta de luz. "Se a temperatura não estiver muito alta, prefira os ventiladores, porque eles consomem menos energia. Se preferir usar o ar condicionado mantenha sempre o ambiente fechado, as janelas, as cortinas, as portas, para que o ar condicionado refrigere melhor o ambiente", salienta.
Além disso, Carlos Eduardo esclarece que retirar os equipamentos que ficam em stand by da tomada quando em desuso, não ficar abrindo a geladeira toda hora, não dormir com a televisão ligada, tomar banho com o chuveiro desligado ou na posição verão, juntar a maior quantidade de roupa antes de lavá-las e optar por luzes de led, são outras maneiras de controlar o consumo de energia, e com isso, evitar que a conta de luz venha muito alta.
Por fim, para que a conta de luz não vire uma pedra no sapato dos clientes, o engenheiro Carlos Eduardo dá uma última dica que é fazer uso do horário de verão, abrir as janelas e cortinas, explorar até o último minuto dos raios de sol e, com isso, se livrar de passar aperto nos três meses da estação mais quente do ano.