Energisa monitora alerta de calor extremo e dá dicas para minimizar impacto no consumo de energia

21/09/2023 08h34 Com previsão de máximas na casa dos 40 ºC, empresa prepara funcionários para trabalho em temperaturas intensas.
Comunicação Energisa, Região
Energisa monitora alerta de calor extremo e dá dicas para minimizar impacto no consumo de energia (Foto: Cedida)

 

Equipes da Energisa estão em alerta por conta da nova onda de calor extremo prevista para as próximas semanas no país. Na área da Energisa Sul-Sudeste, há cidades cujos termômetros podem chegar na casa dos 40 ºC nos próximos dias. De acordo com informações do Grupo Storm, empresa parceira no monitoramento do clima, a onda de calor pode ser considerada um dos efeitos do El Niño, que favorece essas ocorrências climáticas com maior frequência e intensidade. 

A intensa onda de calor deve atuar sobre grande parte do Brasil, sendo as regiões mais atingidas nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, sul do Tocantins e Minas Gerais. 

 Com as altas temperaturas previstas para as localidades onde a empresa atua, o impacto desse calor elevado também deve ser notável na rotina de consumo de energia das pessoas. 

Consumo de energia 

O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, explica que o calor é um fator preponderante no aumento do consumo de energia. "Aparelhos de ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo, geladeiras e refrigeradores trabalhando na potência máxima, e até máquinas de lavar acionadas mais vezes para dar conta da demanda de roupas sujas. Tudo isso faz com que o consumo de energia aumente em quase todas as residências", analisa.  

Para exemplificar essa variação, Thiago cita o uso de um aparelho de ar-condicionado: "um equipamento que ficava ligado seis horas nos outros meses do ano, por exemplo, vai demandar mais energia para deixar o ambiente fresco nos dias mais quentes. Ou seja, ainda que o hábito da família não mude, é possível que haja um aumento de consumo exclusivamente por conta do calor". 

Assim como o ar-condicionado, outros equipamentos de refrigeração como geladeiras, bebedouros de água e até ventiladores, demandam mais energia nos dias quentes. 

Evite sustos 

"Ao adotar hábitos de consumo consciente, a família evita o desperdício de energia e susto no orçamento ao final do mês", afirma Thiago, que dá dicas simples para administrar bem o consumo de energia nesses dias de calor intenso:  

- Ar-condicionado: 23ºC é uma temperatura agradável para qualquer ambiente. Mantenha sempre as janelas e portas fechadas enquanto o equipamento estiver ligado. 

- Ventiladores: esses aparelhos não resfriam o ambiente, então não devem ser deixados funcionando em ambientes vazios, pois desperdiçam energia. 

- Geladeiras e freezers: confira se a borracha de vedação está em boas condições. Não forre as prateleiras com plásticos ou panos, porque isso atrapalha a circulação interna do ar. Não guarde alimentos e líquidos quentes. Regule o termostato para o funcionamento correto da geladeira e, por fim, evite abri-la toda hora sem necessidade. 

- Chuveiro: "dê férias" para um dos vilões do consumo de energia. Na hora do banho, use a posição "verão" ou aproveite o calor intenso para se refrescar com a temperatura do chuveiro no modo "desligado". 

 Confira mais dicas de economia em www.descomplicador.com.br e em caso de dúvidas, fale com a Energisa pelos canais de atendimento: site www.energisa.com.br; Gisa/Whatsapp no www.gisa.energisa.com.br ou pelo 0800 70 10 326. 

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular