A Sasazaki, líder nacional na fabricação de portas e janelas de aço e alumínio, anunciou nesta segunda-feira (17) o início de um processo de demissão que deve atingir cerca de um terço do seu quadro de funcionários.
A empresa, com sede em Marília (SP), informou que pretende demitir até 200 funcionários até julho deste ano - a fábrica tem 600 trabalhadores.
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos da região, a estimativa é que apenas nesta segunda-feira cerca de 170 trabalhadores já receberam a carta de demissão.
A Sasazaki afirma que o processo de demissão foi motivado para que a empresa pudesse "se adequar ao cenário econômico pelo qual passa o país e superar a redução do volume de vendas que afeta o setor de material de construção como um todo”.
De acordo com Irton Siqueira Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Marília e região, o mercado onde a empresa atua, o da construção civil, foi um dos mais atingidos pela crise econômica do país.
Além disso, Torres diz que o mercado de trabalho neste setor vem sofrendo drástica redução de vagas na região nos últimos anos. Segundo ele, desde 2014, quando havia 11 mil trabalhadores empregados em empresas metalúrgicas da região, já foram cortados cerca de 5 mil postos de trabalho.