Em casos de interrupções de energia provocados por temporais, imprevistos ou manutenções programadas, clientes que utilizam aparelhos de sobrevida recebem suporte diferenciado.
Atenta aos alertas dos climatologistas sobre o impacto do fenômeno El Niño em diversas regiões do país, a Energisa Sul-Sudeste tem realizado uma série de procedimentos, preparando
o sistema elétrico e todas as equipes para atuarem prontamente em situações de contingência
que possam impactar a região.
Diante da probabilidade da passagem de fortes temporais,
além das manutenções preventivas na rede, a Energisa tem orientado aos clientes que fazem
uso de equipamentos de sobrevida ligados à energia elétrica, que atualizem o cadastro junto à
distribuidora.
A medida reforça o compromisso da concessionária com a vida desses clientes, garantindo a
eles a prioridade no restabelecimento da energia em caso de eventuais interrupções no
fornecimento.
Quando há pacientes que usam equipamentos de sobrevida em uma residência e essa
informação está no cadastro do cliente, a Energisa tem o compromisso de priorizar o
atendimento nessas localidades em casos de desligamentos acidentais provocados por
temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos, exemplifica Rodrigo Padovani Costa, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste.
Todavia, essa prioridade só é possível quando essa informação consta antecipadamente no
cadastro da unidade consumidora. Muitas vezes, um membro da família adoece e passa a
utilizar um respirador, oxigênio ou qualquer outro equipamento de manutenção à vida que
fica ligado de forma ininterrupta na energia elétrica. A Energisa não tem essa informação,
precisamos que a família nos informe imediatamente para que possamos classificar essa
unidade consumidora para suporte diferenciado, enfatiza.
Esse mesmo cadastro atualizado é considerado pela empresa nos momentos em que é
necessário realizar uma manutenção programa que atinja a área da residência, por exemplo.
Por lei, os imóveis que têm pacientes que usam equipamentos de sobrevida devem ser
comunicados com antecedência mínima de cinco dias úteis sobre das manutenções
programadas.
A comunicação com antecedência é feita por escrito, via carta ou outro meio de comunicação,
e de forma personalizada, ou seja, específico para aquele cliente. Por isso pedimos às famílias
que procurem os canais de atendimento da Energisa o quanto antes e atualizem seus
cadastros. Até mesmo quem já informou uma vez sobre a dependência de equipamentos, deve
fazer atualização a cada 12 meses, enfatiza Rodrigo.
Como se cadastrar?
O cadastro está disponível para todos os clientes que têm pacientes que dependem de
aparelhos movidos à eletricidade. No entanto, é preciso comprovar a dependência e o risco de
morte através de documentação específica:
Atestado médico que certifique a situação clínica do portador da doença ou da deficiência,
bem como a previsão do período de uso continuado de aparelhos, equipamentos ou
instrumentos que, para o seu funcionamento, demandam consumo de energia elétrica;
No atestado deve conter a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas
Relacionados à Saúde (CID);
Número de inscrição do profissional médico responsável no Conselho Regional de Medicina
(CRM);
Descrição dos equipamentos utilizados na residência que, para o seu funcionamento,
demandam energia elétrica;
Número de horas mensais de utilização de cada aparelho, equipamento ou instrumento;â¯
Endereço da unidade consumidora;
Número de Identificação Social (NIS). Nos casos em que o médico não atenda pelo Sistema
Único de Saúde (SUS) ou em estabelecimento particular conveniado, é preciso que o serviço do
profissional seja homologado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A documentação deve ser apresentada em um dos canais de atendimento da Energisa, sendo
necessário reapresentá-la a cada 12 meses, ou em prazo inferior, contados a partir da data do
atestado.
Para realizar o cadastro ou atualizar os dados, acesse os canais de atendimento Energisa Sul-
Sudeste:
Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
Gisa: (18) 99120-3365 (assistente virtual da Energisa pelo whatsapp)
Site: www.energisa.com.br
Call Center: 0800 70 10 326