A partir desta sexta-feira (14), entrar para o mundo das startups pode ser uma realidade, já que a Fundação de Educação, Pesquisa e Inovação (Fundepi) de Presidente Prudente Vicente Furlanetto, popularmente conhecida como Inova Prudente, publicará em atos oficiais, no Diário Oficial Eletrônico e no site da fundação, o Edital de Aceleração e Fomento de Projetos de Inovação para 2020.
Serão investidos R$ 100 mil em consultorias e bolsa-auxílio para os projetos que forem selecionados por uma comissão de empreendedores e especialistas.
Também está previsto o apoio financeiro no valor de R$ 1 mil mensais durante cinco meses para os dez projetos com melhores avaliações durante processo de aceleração.
Podem participar do edital as pessoas físicas titulares de projetos individuais que não tenham participado e não estejam se beneficiando de nenhum outro processo de apoio formal e específico para seu desenvolvimento, e também que residam na cidade de Presidente Prudente.
O período de inscrições segue até o dia 29 deste mês, sendo feitas exclusivamente pelo site da fundação.
Segundo a Prefeitura, ao todo, serão pré-selecionados 40 projetos que serão acelerados pela Inova com consultoria, mentoria de especialistas, cursos e workshops de acordo com as necessidades de cada projeto.
Startups
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), startup é um grupo de pessoas que, em condições de extrema incerteza, trabalha a procura de um modelo de negócio repetível e escalável.
Normalmente, o grupo é capaz de resolver problemas de milhares de pessoas com o uso de tecnologia, informação e comunicação, podendo ser um importante nicho de desenvolvimento econômico e social de uma região, a depender da complexidade e relação saudável entre os diversos atores do ecossistema em que se inserem.