O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou nesta quarta-feira (25) a primeira reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 em Osvaldo Cruz. O objetivo do encontro é dar transparência às ações do Instituto no município, promover o conhecimento da metodologia e das ações de campo, além de divulgar e engajar a população no levantamento de dados.
João Carlos Rodrigues, Coordenador do Censo 2020 para a região, esteve em Osvaldo Cruz e falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias. “Nesta primeira reunião nós convocamos pessoas relacionadas aos vários seguimentos da comunidade. Pessoalmente eu fiz convite para 62 entidades para participar dessa primeira reunião, que tem como objetivo fazer com que os membros que participaram dessa reunião participem ativamente do Censo. O IBGE dá para a comunidade a oportunidade de acompanhar, fiscalizar e auxilie em todo o trabalho do Censo.”, disse.
Osvaldo Cruz pertence a regional de Adamantina que coordena 12 municípios durante o trabalho censitário e segundo o Coordenador do Censo 2020 para a região, a finalidade é mostrar um retrato da população de cada município. “O Censo serve para apresentar como é a população urbana e rural de cada município, além do quantitativo o censo mostra um retrato da situação da população, com uma infinidade de informações que após a coleta é disponibilizada para a sociedade. Pedimos para que as pessoas atendam bem o recenseador e caso tenha alguma dúvida se a pessoa faz parte do IBGE, teremos um 0800 para esclarecer qualquer questão que a pessoa tenha. No dia 1 de agosto de 2020, o Brasil inicia o Censo em todos os municípios e trabalhamos com prazo de 90 a 120 para encerrar a coleta de informações.”, finalizou João Carlos Rodrigues.