O Facebook anunciou na sexta-feira (2) que irá adotar novos nomes para duas de suas populares plataformas sociais: o Instagram e o WhatsApp.
Não é nada drástico, na real: espere ver os nomes 'Instagram from Facebook' e 'WhatsApp from Facebook' nas lojas do seu celular e provavelmente nas telas inicias dos apps.
Além disso, não é surpreendente: algo similar já acontece com outros produtos da marca, incluindo o Workplace e o Oculus. Também já não é a primeira vez que ouvimos falar de Mark Zuckerberg buscando tornar tudo mais integrado.
Mais interessante é o contexto destas mudanças. O Facebook é alvo de investigações antitruste organizadas pela comissão federal de comércio dos EUA. O foco é mesmo as aquisições realizadas pela empresa, e se elas foram realizadas com o propósito de esmagar seus concorrentes em potencial, segundo o Wall Street Journal.
Notícias sobre o caso surgiram na semana passada, durante comunicado do Facebook para acionistas. A mudança, assim como a investigação, remete ainda a recentes desconfortos entre a gigante e seus parceiros.
Alterações simples, mas muita coisa para refletir. Pelo lado da companhia, o Facebook relata que a decisão é uma maneira de tornar os seus negócios mais transparentes.
Digno de nota: fica mais fácil sacar que casos recentes como a propagação de discurso de ódio em Mianmar e na Índia envolvem plataformas distintas (Facebook e WhatsApp, respectivamente), mas no fim das contas são responsabilidades de uma única empresa.