IPVA 2020 em SP vence a partir de hoje

09/01/2020 05h03 Os contribuintes podem pagar o imposto em cota única, com desconto de 3%, ou parcelar o tributo em três vezes. Entenda se vale a pena pagar o IPVA à vista ou parcelar; Veja o Calendário.
Valor Investe, São Paulo - SP
IPVA 2020 em SP vence a partir de hoje .

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2020 no estado de São Paulo vence a partir desta quinta-feira (9), de acordo com o final da placa do veículo.

Esta quinta é o último dia para proprietários de veículos com placa com final 1 pagarem o imposto em cota única, com desconto de 3%, ou quitarem a primeira prestação, se optarem pelo parcelamento.

Amanhã (10), termina o prazo para os que têm placa com final 2, e assim por diante. Veja o calendário a seguir, válido para automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares:

Os donos de veículos podem checar quanto vão pagar de IPVA em agências bancárias, terminais de autoatendimento ou pelo internet banking. Basta saber o número do Renavam do veículo.

Também é possível verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda, informando o número do Renavam e placa do veículo.

Para pagar o IPVA, basta ir até uma agência bancária, um terminal de autoatendimento ou acessar o internet banking.

Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas ou nos sites das empresas Taki Pagamentos e Pinpag, credenciadas à Secretaria da Fazenda. Nessas empresas, é possível pagar o IPVA com cartão de crédito, mas elas cobram juros para parcelar com cartão.

Quem não pagar o imposto até o vencimento fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora, com base na taxa básica de juros, a Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% sobre o valor do IPVA.

Se o contribuinte ainda não pagar, a multa passa a 40% do valor do imposto e o proprietário do veículo é impedido de aproveitar os créditos da Nota Fiscal Paulista.

O veículo pode, ainda, ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Pagar à vista ou parcelar?

Quem tem o dinheiro deve aproveitar o desconto de 3% e pagar à vista. Primeiro, porque é bom se livrar logo desse compromisso e não ficar com esse problema para os próximos meses, já que imprevistos financeiros podem acontecer. Segundo, porque nenhum investimento conservador, em que o investidor tem garantia de retorno, conseguiria ter um rendimento equivalente ao desconto em três meses.

A taxa básica de juros da economia, referência para esses investimentos, atualmente está em 4,5% ao ano, o equivalente a 0,37% ao mês. A aplicação financeira precisaria render pouco mais de 1% ao mês para valer a pena investir, segundo os cálculos de Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil - algo impossível hoje para um investimento conservador, com a Selic nesse patamar.

Assim, é recomendado até sacar o dinheiro do investimento conservador para pagar o IPVA à vista, se não for fazer falta para realizar outro objetivo.

No entanto, para quem não tem o dinheiro, a alternativa é dividir o IPVA em três parcelas. É melhor do que tomar crédito para quitar o IPVA à vista e pagar juros por isso. É melhor parcelar no boleto do que no cartão de crédito, assim você evitar pagar juros.

A sugestão da economista do SPC Brasil é que para os próximos anos, o consumidor faça uma programação automática ou vá separando todo mês um determinado valor para quitar os compromissos sazonais.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular