A partir desta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, o cadastramento biométrico passa a ser obrigatório na 163ª Zona Eleitoral de Osvaldo Cruz, que engloba também, eleitores de Sagres e Parapuã. Os eleitores podem estar realizando esse cadastramento até o dia 19 de dezembro e nesse período, toda a população é convocada para que faça a sua biometria.
Fernando Simão, Chefe do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz, falou em entrevista para a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre o procedimento. "O cadastro biométrico envolve coleta das digitais, fotografia e atualização dos dados pessoais. O objetivo é tornar mais seguro o processo de identificação de cada cidadão no momento do voto, já que as digitais de cada pessoa são únicas.", disse.
O Chefe do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz destacou que a maioria dos eleitores ainda não realizou o cadastramento biométrico. "A orientação que o Cartório Eleitoral passa para a população é que não deixe para a última hora, porque grande parte dos eleitores ainda não realizou esse cadastramento. Do total de eleitores de Osvaldo Cruz, somente 43% fizeram o seu cadastro, cerca de 14 mil pessoas ainda não realizaram o processo. Em Parapuã, 65% dos eleitores não cadastraram a biometria e em Sagres, 45% das pessoas não realizaram o cadastro.".
Para fazer o cadastramento biométrico é necessário um agendamento prévio, que pode ser feito no site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), pessoalmente Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz e também pelos telefones (18)3529-15 11 ou (18)3528-2196.
Lembrando que quem não realizar o cadastramento biométrico até o prazo determinado pela Justiça Eleitoral, terá o título de eleitor cancelado, assim a pessoa fica impedida de votar no ano que vem nas eleições municipais. Além disso, o cancelamento do título pode gerar o travamento do CPF, contas em bancos e recebimentos de benefícios.