Dezenove psicólogos da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) concluíram o curso de capacitação em EscalaHare - PCL-R, e estão habilitados para aplicar o teste canadense de avaliações criminológicas nas unidades penitenciárias administradas pela SAP no Estado de São Paulo.
Na região, foram capacitados 7 psicólogos que atuam nas Penitenciárias "Anízio Aparecido de Oliveira" de Andradina; "João Augustinho Panucci" de Marabá Paulista; "Adriano Aparecido de Pieri" de Dracena; "Maurício Henrique Guimarães" de Presidente Venceslau (PII); Centro de Progressão Penitenciária I de Pacaembu e Centro de Progressão Penitenciária "Dr. Javert de Andrade" de São José do Rio Preto.
A formatura e a entrega dos diplomas fora ontem, 26, no Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, na Secretaria da Justiça e Cidadania, na capital.
O Imesc, órgão vinculado à Secretaria da Justiça, ministrou as aulas do curso da Escala Hare- PCL-R. O trabalho resulta de um convênio firmado entre o Imesc e a SAP. Os 19 profissionais que receberam os certificados nesta terça-feira estão lotados nas Unidades Prisionais e Unidades de Reintegração Social (Centrais de Atenção ao Egresso e Família, Centrais de Penas e Medidas Alternativas e Células de Referências Técnicas) das regiões Oeste e Noroeste.
O curso foi composto por videoaulas teóricas conduzido pela psiquiatra Hilda Morana, doutora em Psiquiatria Forense pela USP, responsável pela versão brasileira do PCL-R Escala Hare no Brasil. "A disponibilização desse instrumento para os profissionais das áreas de psicologia e psiquiatria forense é muito útil para a avaliação da personalidade dos criminosos, área em que a psicologia tem tanto a contribuir e a crescer", explicou.