Presidente da Amnap, Márcio Cardim fala sobre os projetos preparados para o desenvolvimento da Nova Alta Paulista

16/08/2023 08h33 Prefeito de Adamantina lembra que é aqui em nossa região que começa o Estado de São Paulo.
Redação - Wilson Bettiol , Região
Presidente da Amnap, Márcio Cardim fala sobre os projetos preparados para o desenvolvimento da Nova Alta Paulista (Foto: Assessoria de Imprensa Adamantina)

A Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista), alinhada com o Governo do Estado, está com uma série de projetos para o desenvolvimento e transformação de nossa região, passando por vários setores como saúde, transportes e agronegócio.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu Marcio Cardim, Prefeito de Adamantina e atual Presidente da Amnap, para saber como estão esses projetos da pauta dos prefeitos que integram a associação. “A Amnap é uma associação que congrega 30 municípios representados por seus prefeitos e desde o ano passado a gente vem trabalhando no sentido de criar um projeto amplo para nossa nova alta paulista, projeto esse que foi inclusive apresentado ao governo do estado de São Paulo, chamado de “Nova Alta Paulista do Futuro”, onde a ideia é contemplar, principalmente, o agronegócio de maneira que através dele venha a trazer o desenvolvimento para nossa região.”, disse.

Outro ponto destacado pelo prefeito de Adamantina é a questão da regionalização da saúde e nesse ponto a Amnap saiu na frente, já que em abril o Governador Tarcísio de Freitas lançou essa regionalização, porém o projeto daqui já estava inclusive protocolado junto a administração do Estado. “Uma das provas disso é que recentemente na inauguração do novo Pronto Socorro de Adamantina, a região recebeu o Governador Tarcísio, o Secretário Estadual de Saúde, o médico Dr. Eleuses Paiva, o Secretário de governo Gilberto Kassab onde foi anunciado um lote de verbas para essa regionalização da saúde no valor de R$ 4 milhões 250 mil, com o compromisso de uma segunda etapa de mais R$ 3 milhões e 600 mil por ano.”.

Segundo Cardim, o Governador prometeu recursos também para Tupã e Dracena, que são municípios que tem Santas Casas com UTIs para procedimentos cirúrgicos. 

O presidente da Amnap informou ainda, que existem outros projetos que estão sendo trabalhados. “Inclusive foi decidida recentemente a criação de duas comissões, sendo uma na área do agronegócio e a outra de cunho ambiental, para também trazer o apoio estadual. Nessa comissão do agro se trabalha para conseguir um Selo de Certificação do Café produzido na Nova Alta Paulista, para que possa alcançar um outro patamar e agregar naturalmente outros valores para a produção. A questão da certificação do café através de selo abre caminho, inclusive, para a exportação do produto regional, além da própria qualidade do produto para o mercado nacional.”, destacou.

Outro assunto tratado pelo prefeito de Adamantina foi a importância da volta da ferrovia para o setor de transporte de cargas, como é a proposta da empresa Rumo, detentora da concessão. “Na próxima reunião da associação dos municípios, o assunto vai ser colocado em pauta, até porque dois anos atrás, a Rumo informou que 2022 e 2023 seriam anos de projetos e que 2024 aconteceria a retomada das obras para a volta dos trens ao Oeste Paulista. A ideia da Amnap é convidar uma equipe técnica da Rumo, para estar passando para os prefeitos da região o planejamento da concessionaria com relação a volta dos trens. A associação dos municípios entende que a reativação da ferrovia com trens de carga vai beneficiar também o Estado do Mato Grosso do Sul, e permitindo até a criação de um porto seco para escoamento de toda nossa produção. A Amnap quer deixar bem claro para as autoridades que a nossa região não é onde termina o estado, mas sim, onde começa o estado de São Paulo e por isso merece uma atenção especial para alavancar os projetos idealizados para o oeste paulista e também para novos investimentos do governo estadual.”, finalizou Márcio Cardim.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular