Vai acontecer nesta sexta-feira (26), mais uma edição da Black Friday, evento motivador de vendas do comércio e que desperta os consumidores em busca de melhores preços.
Algumas pessoas preferem comprar online, o que algumas vezes gera problema na relação entre site e consumidor, se não forem tomados certos cuidados.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o coordenador do Procon de Osvaldo Cruz, Adenilson Barbosa, o Exclusivo, que passou algumas medidas preventivas nas compras em geral durante a Black Friday. “Nós do Procon temos algumas dicas para o consumidor, e a primeira é no ato da compra exigir a nota fiscal, para que tenha uma segurança, o segundo é fazer uma relação dos produtos que você realmente precisa, para não comprar o desnecessário por impulso, e em caso de compras pela internet o cuidado deve ser redobrado, por isso faça uma consulta no site do Procon (procon.sp.gov.br/ evite esses sites), onde o cliente vai ter uma lista de empresas que deram golpes no mercado. Então antes da compra faça essa verificação, e antes de fazer o pagamento das compras pela internet, o consumidor deve observar que o beneficiário daquele pagamento é realmente a empresa com quem você está negociando.”, disse.
Ainda de acordo com Exclusivo, pode ocorrer do consumidor cair em uma fraude com relação a forma de pagamento. “Porque pode ocorrer do consumidor estar caindo numa fraude, ou seja, amadurece a relação de compra da empresa, mas na hora do pagamento, o meio de quitação indicado está fraudado e nesse caso fica muito difícil de se reverter a situação, pois o pagamento geralmente vai para a conta de uma pessoa física que desaparece do cenário bancário logo após alguns golpes.”.
Outra dica dada pelo Procon, é observar também a política de compras da empresa, lembrando que caso o consumidor faça a compra tem direito a troca no prazo de sete dias, de acordo com o Artigo 49. “Se o consumidor tiver qualquer dúvida na hora de fazer compras online, sobre o site, antes de fazer pagamentos consulte o Procon de Osvaldo Cruz pelo e-mail procon@osvaldocruz.sp.gov.br, ou pelo telefone (18) 3528- 9508, que nós estamos de plantão das 8h às 17h30 ininterruptamente, exatamente para dar essas orientações aos consumidores.”, finalizou o coordenador do Procon, Adenilson Barbosa.
Supervisão : Acally Toledo*