O Sindicato Rural de Iacri, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) - São Paulo e Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), abriu inscrições para o curso de Operação e Manutenção de Motosserra, que será ministrado nos dias 22, 23 e 24 de março. O curso, que é totalmente gratuito e concederá ao participante o conceituado certificado do Senar, terá aulas teóricas e práticas e vai capacitar o participante a operar a motosserra, além de orientar sobre a legislação e a segurança com o equipamento.
Na primeira etapa do curso de Operação e Manutenção de Motosserra, que tem como finalidade a prevenção de acidentes no trabalho e proteção ambiental e será ministrado pelo instrutor Ivan Tomais, o conteúdo programático é o seguinte: 1º - Identificação da motosserra; 2º - Conhecendo a motosserra (os dispositivos de segurança, o sistema de alimentação, o sistema de carburação, o sistema de partida, o sistema elétrico, o sistema de lubrificação da corrente, o motor, o sistema de transmissão e o sistema de corte); 3º - Conhecendo as normas de segurança (norma regulamentadora 31 - NR. 31 e os equipamentos de proteção individual - EPIs - para a operação e manutenção de motosserra).
Durante o curso o aluno será capacitado também para: 4º - Procedimentos de manutenção da motosserra (as ferramentas necessárias para a manutenção, a manutenção diária, a manutenção semanal, a manutenção mensal e a manutenção periódica); e 5º - Execução da derrubada da árvore (as ferramentas e os EPIs necessários, o preparo da mistura óleo-gasolina, a colocação do EPI, o transporte da motosserra e ferramentas para a área de trabalho, o planejamento do abate da árvore, a determinação da direção de queda, a limpeza da base do tronco da árvore, a rota de fuga, abastecimento do reservatório de óleo lubrificante do sistema de corte, abastecimento da motosserra com a mistura, o funcionamento da motosserra, os tipos de corte, a operação da motosserra e a guarda da motosserra).
O presidente do Sindicato Rural de Iacri, Adelmo Bergamo, explica que o curso “vai orientar o operador sobre como manejar o equipamento adequadamente e os riscos e os cuidados que devem ser tomados para que nenhum acidente aconteça. Este curso é obrigatório para que a pessoa se habilite e tenha um certificado para operar a máquina, utilizada em diversos segmentos e necessita um uso de forma segura e correta, inclusive com à utilização de EPIs específicos para a realização do trabalho. Os interessados devem fazer a inscrição pessoalmente no Sindicato Rural de Iacri, na Rua Cuiabá, nº 953, centro, ou através do telefone (14) 3489-1263, com Ayrton Vieira da Costa” orienta.