O Spotify anunciou nesta segunda-feira que irá demitir cerca de 600 funcionários, o que representa uma redução de 6% na equipe da empresa, e estima que terá de assumir aproximadamente € 35 a € 45 milhões em encargos relacionados a indenizações, informa a Bloomberg News. Com a medida, se junta a outras empresas de tecnologia, como Google, Amazon e Microsoft que anunciaram cortes de empregos para reduzir custos.
A mudança foi anunciada em um comunicado divulgado na manhã de segunda-feira, confirmando relatos do fim de semana de que haveria cortes de empregos. A maioria dos departamentos será afetada em toda a empresa, confirmou um porta-voz do Spotify à Bloomberg.
A gigante do streaming de música tem cerca de 9.800 funcionários, de acordo com seu relatório de lucros do terceiro trimestre. Em outubro, o Spotify demitiu 38 funcionários de seus estúdios de podcast Gimlet Media e Parcast em outubro.
O Spotify informou ainda que Dawn Ostroff, diretora de negócios de conteúdo e publicidade, deixará a empresa como parte de uma reorganização mais ampla. Dawn foi fundamental para estabelecer a estratégia de podcast do Spotify ao dar luz verde aos shows e supervisionar suas vendas de anúncios de podcast. Alex Norström, atual diretor de negócios freemium, e Gustav Söderström, atual diretor de pesquisa e desenvolvimento, assumirão responsabilidades adicionais como copresidentes da empresa.
Durante a pandemia, as empresas de tecnologia, incluindo o Spotify, aumentaram seu número de funcionários, mas foram forçadas a fazer reduções em resposta à redução da receita de publicidade e a uma perspectiva econômica instável. Amazon, Meta e Microsoft estavam entre as maiores empresas de tecnologia a anunciar reduções de pessoal recentemente, enquanto a Alphabet, controladora do Google, disse na sexta-feira que cortará cerca de 12.000 empregos, mais de 6% de sua força de trabalho global.
Após o anúncio, as ações chegaram a subir 2,3% na manhã desta segunda-feira na Bolsa de Nova York. A ação havia perdido 58% de seu valor desde o final de 2021.
Embora a empresa seja prejudicada pelo enfraquecimento das condições econômicas e pelo fortalecimento do dólar, o Spotify pode seguir o exemplo da Apple Music, que recentemente aumentou os preços, disseram analistas.
A gigante do streaming assumiu um grande compromisso com o podcasting a partir de 2019. Gastou mais de US$ 1 bilhão na aquisição de redes de podcast, software de criação, um serviço de hospedagem e os direitos de programas populares como The Joe Rogan Experience e Armchair Expert.
Ainda assim, os investimentos testaram a paciência dos investidores. As ações caíram 66% no ano passado, quando os investidores questionaram quando começariam a ver retornos. Executivos do Spotify disseram em junho que seu negócio de podcast se tornaria lucrativo nos próximos um ou dois anos.
“Embora tenhamos feito grandes progressos na melhoria da velocidade nos últimos anos, não nos concentramos tanto na melhoria da eficiência”, escreveu o CEO Daniel Ek em um post de blog sobre as demissões. “Ainda gastamos muito tempo sincronizando estratégias ligeiramente diferentes, o que nos atrasa. E em um ambiente econômico desafiador, a eficiência assume maior importância.”
Veja as empresas que realizaram demissões no último ano:
Adobe
Amazon
Apple
Chime
Cisco
Coinbase
Dapper Labs
Digital Currency Group
DoorDash
Galaxy Digital
Genesis
Google
HP
Intel
Kraken
Lyft
Meta
Microsoft
Opendoor
Peloton
Plaid
Qualcomm
Salesforce
Seagate
Silvergate
Stitch Fix
Stripe
Twitter
Upstart
Vimeo