Os fortes ventos que atingiram Lucélia (SP) na tarde desta quinta-feira (6), provocaram o destelhamento de parte da Igreja Matriz da Sagrada Família, localizada na Praça Padre Francisco Mahr, no Centro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu no local e houve apenas o prejuízo financeiro.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Lucélia, a chuva ficou mais intensa por volta das 16h20 e grande parte dos moradores ficou sem energia na tarde desta quinta-feira (6).
A cidade teve diversas ocorrências de árvores caídas, inclusive em estradas vicinais ao redor de Lucélia, e houve também o destelhamento de parte da Igreja Matriz, no Centro.
Segundo Fontaine Bastos, coordenador da Defesa Civil de Lucélia, eles estão percorrendo a cidade e contabilizando os estragos.
Até o momento, houve a queda de cerca de 15 árvores de grande porte, três casas ficaram danificadas, além do destelhamento de parte da Igreja Matriz e da Biblioteca Municipal.
Muitos veículos que estavam nas ruas também tiveram danos devido ao vento que arrancou telhas e outros materiais.
Ainda conforme a Defesa Civil, uma forte ventania acompanhou a chuva e a combinação resultou nos estragos. Choveu 30 milímetros, mas os estragos foram em decorrência do vento intenso.
Fontaine ainda orienta que caso algum morador tenha problema com o vendaval, pode entrar em contato com o telefone pessoal do coordenador da defesa civil, através do número (18) 99716-4118.
Vento forte
A Defesa Civil informou que em Lucélia, a previsão é de que as chuvas permaneçam durante a noite desta quinta-feira (6) e a madrugada desta sexta-feira (7). Pode chover de modo fraco, porém com risco para raios e rajadas de vento, que podem chegar aos 30 quilômetros por hora (km/h).
Em Presidente Prudente (SP), por volta das 16h, os ventos chegaram a 55,4 km/h.
Energisa
Em nota ao g1, a Concessionária de Energia Energisa-Sudeste informou que as cidades mais afetadas pelo temporal foram Lucélia, Rinópolis (SP) e Sagres (SP).
A distribuidora ainda disse que já estava monitorando as condições climáticas e a aproximação da tempestade. Desta forma, acionou imediatamente o plano de contingência com várias equipes em campo para os atendimentos das ocorrências.
"Obedecendo aos protocolos técnicos e de segurança, foram realizadas manobras no sistema elétrico que viabilizaram o restabelecimento da energia para parte dos clientes afetados, e os profissionais seguem trabalhando para normalizar o fornecimento da energia para os demais clientes atingidos o mais rápido possível", informou a empresa.
A Energisa disse ainda que não medirá esforços e seguirá atuando de forma ininterrupta até que todos os clientes tenham o fornecimento restabelecido.
A concessionária orienta a comunidade que, caso encontre postes caídos ou cabos partidos não se aproxime, e entre em contato pelos canais de atendimento: aplicativo para celular 'Energisa On'; site da Energisa; WhatsApp (Gisa) e Call Center – 0800 70 10 326.