A VEP (Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz) realiza neste sábado, dia 05 de outubro, um mutirão de coleta de sangue de animais para a realização de exame diagnóstico de leishmaniose.
Marcelo Candido, médico veterinário da VEP, falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias sobre esse assunto. “Foi feito um trabalho em toda a cidade, onde coletamos sangue de animais para a realização do exame diagnóstico de leishmaniose, mas em alguns locais não conseguimos coletar, porque os tutores não se encontravam em casa no horário. Então, vamos realiza o plantão neste sábado, dia 5 de outubro, das 8h às 16h sem intervalo, assim quem ficou sem coletar o sangue do seu animal terá mais uma oportunidade.”, disse.
O veterinário da VEP destacou que a ação é totalmente gratuita. “Nós realizamos a coleta de sangue e mandamos para diagnóstico e todo o trabalho é gratuito. Assim que o exame chegar, a prefeitura só recolhe o animal se o dono autorizar, então um funcionário identificado vai até a residência e se a pessoa autorizar, ai recolhemos o animal para a eutanásia, que é a recomendação do Ministério da Saúde para casos positivos da doença.”, finalizou.