O republicano Donald Trump, de 78 anos, venceu as eleições presidenciais americanas ao superar a candidata democrata Kamala Harris e se tornou o segundo presidente na História dos EUA a voltar ao poder depois de ser derrotado em sua primeira tentativa de reeleição. A vitória foi confirmada na manhã desta quarta-feira, por volta das 7h30, quando as principais projeções do país apontaram que a vantagem sobre Kamala no estado-pêndulo de Wisconsin não era mais reversível. Com quatro estados ainda em processo de apuração, Trump conquistou 277 delegados no Colégio Eleitoral — sete a mais do que precisava para retornar à Casa Branca.
Antes mesmo de alcançar os 270 delegados necessários para ser declarado o vencedor, Trump discursou na Flórida e prometeu "curar o país" em seu primeiro discurso após uma série de resultados positivos em estados-chave, que praticamente selaram seu retorno à Casa Branca após quatro anos. O republicano agradeceu ao povo americano "pela extraordinária honra de ter sido eleito o seu 47º presidente e o seu 45º presidente", referindo-se ao seu primeiro e virtual segundo mandatos. Falando aos apoiadores, ele também declarou que "este será para sempre lembrado como o dia em que o povo americano recuperou o controle de seu país".
— Vamos ajudar nosso país a se curar — continuou o ex-presidente republicano à multidão em West Palm Beach. — É uma vitória política que nosso país nunca viu antes.
Ainda durante a madrugada nos EUA (por volta das 5h no horário de Brasília), Trump já era projetado vencedor em três dos sete estados-pêndulo (Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte). A vitória foi selada com a confirmação de vitória no Wisconsin, um estado em que se esperava uma vitória democrata.
— Vou lutar por vocês, pela sua família e pelo seu futuro todos os dias. Estarei lutando por vocês com cada respiração do meu corpo. Não descansarei até que tenhamos proporcionado a América forte, segura e próspera que os nossos filhos merecem e que vocês merecem. Esta será verdadeiramente a era de ouro da América — disse aos apoiadores.