Não é novidade para ninguém que esse período de pandemia trouxe inúmeras dificuldades, principalmente para o comerciante, que é o que mais tem sofrido com os decretos de quarentena.
Um dos termômetros para se saber a situação da abertura e fechamento de pequenas empresas no município, é o setor de Fiscalização Tributária da Prefeitura e o balanço do período de 01 de março de 2020 até 03 de março de 2021, por incrível que pareça, é positivo.
Talvez motivado pela perda do emprego formal, o que levou muitos cidadãos a investirem no próprio negócio, ou a legalização do negócio que já vinha em franca atividade, mas estava impossibilitado de alguns benefícios como financiamentos do Banco do Povo, pagamento do INSS.
Os números em Osvaldo Cruz são esses:
- Empresas diversas: 115 aberturas e 86 cancelamentos, com saldo positivo de 29.
- MEIs: 325 aberturas e 103 cancelamentos, com saldo positivo de 222 novos negócios no município.
Se somarmos todas, temos 440 aberturas e 189 fechamentos, com saldo positivo de 251 novas empresas abertas neste período de 1 ano de pandemia em Osvaldo Cruz.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com, Júlio Peixoto, da Mediadora Imóveis, que também pode ser considerado como um termômetro de fechamento e abertura de novas empresas, porque nem todos têm prédios próprios, e o aluguel do imóvel é uma alternativa para quem quer abrir um negócio.
O administrador falou sobre aberturas, fechamentos, e mudanças de local, além de busca de novas fórmulas para também ajudar o comerciante de alguns setores que sofrem mais com as restrições.
Confira no vídeo: