Dia 24 de outubro é comemorado o “Dia Internacional de Combate a Poliomielite” chamada também de paralisia infantil.
No mundo inteiro, o Rotary Internacional financia os custos da fabricação da vacina, a famosa gotinha que salva.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu Júlio Cesar Bragate Pires Ribeiro, Presidente do Rotary Clube de Osvaldo Cruz Califórnia, que fala sobre esse trabalho. “Essa luta do Rotary é diária, acontece o ano todo, onde o Rotary abraçou essa causa para erradicar a Pólio, sendo que são várias ações durante o ano para poder bancar essa campanha que acontece no mês de outubro, onde a gente consegue fazer a arrecadação de uma boa parte para compra das vacinas.”, disse.
Segundo o presidente do Rotary Califórnia, tem um certificado que em outubro ocorre a venda e cada documento desse vencido dá para adquirir duas ampolas da vacina da Pólio. “Diante disso muitas pessoas compram e contribuem com a erradicação da doença, mas infelizmente ainda existem casos da poliomielite. É importante que os pais se conscientizem e levem sempre seus filhos para tomarem a vacina nos postos de saúde.”, destacou Júlio César.
A campanha da multivacinação, que tem o objetivo de colocar todas as vacinas das crianças e jovens em dia, incluem também a gotinha que salva.
Durante todo o mês acontece essa vacinação de crianças e jovens até 15 anos, devendo os pais ou responsáveis levar os filhos até o Centro de Pediatria ou os PSFs dos bairros São José, Vale do Sol e Álvaro Campoy, das 7h às 16h.
Vale lembrar que é importante levar a carteira de vacinação para ver se está faltando alguma vacina. “Também faz parte dessa programação a entrega de panfletos da equipe do Rotary Califórnia juntamente com o Rotaract Clube, procurando atingir o maior número de pessoas possível, seja através desses panfletos, das entrevistas e também das chamadas através do rádio, como é o caso da programação da Rádio Metrópole FM, que abraçou essa causa conosco.”, concluiu Júlio Cesar Bragate Pires Ribeiro.