Acontece nesta quarta-feira (20), das 8h às 12h, mais uma etapa de vacinação contra a raiva e coleta de sangue para exame da leishmaniose, em Osvaldo Cruz.
O trabalho será desenvolvido no Bairro Orlando Bergamaschi.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu Marcelo Cândido Médico Veterinário Coordenador da Vigilância Epidemiológica. “Nesta quarta-feira a nossa equipe estará no bairro Orlando Bergamaschi, das 8h às 12h, vacinando cães e gatos com a antirrábica e aproveitando também para coletar sangue dos caninos para diagnóstico da leishmaniose. Cães e gatos a partir de quatro meses de idade, desde que não estejam doentes ou fazendo algum tratamento de saúde podem ser imunizados.”, disse.
É importante lembrar aos tutores de animais que a vacina contra a raiva deve ser aplicada em um espaço de tempo mínimo de um ano, ou seja, só deve ser aplicado o reforço em animais que foram vacinados há pelo menos um ano.
O veterinário Marcelo Cândido recomenda que os animais mais agressivos devem ser levados contidos por coleiras, guias e focinheiras, e conduzidos por seu tratador, ou seja, pessoa com a qual o animal já esteja acostumado a receber comandos.
No caso dos gatos, por serem animais ariscos, devem ser levados em caixa de transporte para evitar a fuga do felino que as vezes se assusta com a presença de cães também no local de vacinação.