A Associação do Jovem Aprendiz de Osvaldo Cruz, além de manter no mercado de trabalho 236 jovens atualmente, ajuda no funcionamento da Casa da Criança Ruth Wirth. A entidade conta com capacidade para 20 acolhidos.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o empresário Valter Couto, que é presidente da Casa da Criança Ruth Wirth e AJA (Associação do Jovem Aprendiz) que falou sobre o funcionamento das duas frentes de atuação da entidade.
Segundo ele, a grande sustentação para a Casa da Criança é a Associação Jovem Aprendiz, tanto que o nome da instituição é “Casa da Criança Ruth Wirth e Associação Jovem Aprendiz”, ou seja, são duas frentes de atuação em uma só entidade. “O que dá o grande respaldo para a Casa da Criança é a AJA que tem hoje no mercado de trabalho aproximadamente 236 jovens de 14 a 22 anos de idade, e a receita que é gerada por esses aprendizes, cuja taxa de administração fica na associação, é o recurso grande mantenedor da Casa da Criança. A Casa da Criança tem alguns repasses de verbas dos auxílios e subvenções da prefeitura, do estado e do governo federal, que somados não pagam nem 60% da folha de pagamento dos funcionários da Casa Da Criança. Então, a complementação de tudo isso aí, com alimentação, parte da folha de pagamento, da manutenção do prédio e outros, é feita com a arrecadação da Associação Jovem Aprendiz.”, disse.
A Casa da Criança acolhe crianças e jovens com problemas familiares, que são detectadas pelo Conselho Tutelar, encaminhadas ao Ministério Púbico, que faz o acolhimento, o resgate dessas pessoas que são colocadas na casa, onde ocorre todo cuidado necessário. “Esses jovens e crianças contam com ajuda psicológica, alimentação com café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, os alojamentos, estrutura para a higiene pessoal, sendo acompanhados por funcionários que dão toda condição para eles. Assim que a criança é acolhida pela Casa, ela já ganha um convênio médico numa parceria com a Oeste Saúde, a custo zero para a instituição. A Oeste Saúde é uma das grandes parceiras da Casa da Criança. Quando ocorre a saída de um desses internos, seja por uma família alternativa ou mesmo para a família biológica, onde em alguns casos ocorre a desconstrução, tudo aquilo que é oferecido para a criança, cessa quando ela vai embora.”, finalizou Valter Couto.
A Casa da Criança Ruth Wirth acolhe hoje crianças e jovens de Osvaldo Cruz Parapuã, Sagres e Salmourão.