Ano de eleição municipal dobra o trabalho no Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz

05/04/2024 08h33 Nesta sexta-feira (05) terminam vários prazos para quem pretende sair candidato nas próximas eleições.
Redação - Wilson Bettiol* , Osvaldo Cruz (SP)
Ano de eleição municipal dobra o trabalho no Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz .

 

Estamos em 2024, ano de eleição municipal e isso muda muito a rotina de trabalho para o Cartório Eleitoral local.

Por ser ano de eleição municipal todos os processos e procedimentos ligados aos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores é feito no município.

O Calendário Eleitoral vem sendo cumprido pela Justiça Eleitoral e a reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Fernando Jorge Simão sobre os procedimentos e seus prazos.

Segundo ele, com as eleições municipais o Cartório tem bastante trabalho, desde a parte de candidatos que vão mudar de partido, pessoal que vai concorrer às eleições até o registro de candidaturas, prestação de contas, propaganda eleitoral, preparação das urnas, então é um longo trabalho até o final do ano. “Neste momento estamos na fase final de filiação aos partidos políticos por parte dos candidatos, é a fase final de escolhas. O candidato tem até esta sexta-feira (05) para se filiar a um partido político, e quanto aquelas pessoas que mudaram de cidade e desejam se candidatar, tem que mudar o domicílio eleitoral seis meses antes da eleição ou seja, até esta sexta-feira.”, disse.

Com relação aos eleitores normais, ou seja, aqueles que não vão concorrer a cargo nas eleições, estes terão prazo um pouco maior. “Até 08 de maio os eleitores podem transferir título, regularizar a sua situação perante a Justiça Eleitoral e os jovens que vão tirar o seu título eleitoral para votar pela primeira vez também tem até maio. Lembrando que o jovem que ainda não tem 16 anos, mas que completará essa idade até o dia da eleição, já pode tirar também o título de eleitor no Cartório. Pessoas que deixaram de votar em mais de duas eleições seguidas tem que procurar com urgência o Cartório Eleitoral, porque a falta de comparecimento para votar gera o cancelamento do Título de Eleitor, e por consequência o travamento do CPF. Isso significa dor de cabeça, porque para regularizar o Título de Eleitor é rápido, basta comparecer ao Cartório Eleitoral, mas se chegou ao ponto de travar o CPF, a pessoa terá que procurar a Agência da Receita Federal e tem todo um procedimento, e considerando que não existe esse órgão em Osvaldo Cruz, o eleitor terá que procurar por exemplo Adamantina.”, destacou Fernando Jorge Simão.

O atendimento presencial do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz nesse período eleitoral será sempre das 11h às 17h, sem horário de almoço. Lembramos que atualmente o Cartório Eleitoral atende na Avenida Dr. Miranda,1.010 na entrada da cidade.

O atendimento pode ser feito também através do telefone e WhatsApp (18) 3529-1511.

Fernando Jorge  Simão/Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Osvaldo  Cruz.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular