Um muro desabou em cima de três casas neste domingo (19), no Conjunto Habitacional Alberto Lang, em Osvaldo Cruz (SP).
De acordo com a Prefeitura, o muro dos fundos de uma residência, localizada na Rua Moacir Salvadeo, atingiu as casas que ficam em um patamar abaixo, na Rua Professora Solange Mauro Albino, no mesmo bairro.
Devido aos riscos estruturais identificados, a Defesa Civil interditou cinco residências. Além das três atingidas pelo desabamento, a do muro que caiu e a casa vizinha também precisaram ser fechadas. Os moradores foram realojados, a fim de evitar uma possível tragédia.
No momento do ocorrido, os moradores não estavam em suas respectivas residências. Portanto, não houve feridos.
Alerta já emitido
As famílias que residem nas casas atingidas já haviam sido orientadas pela Defesa Civil a deixarem os locais desde a última sexta-feira (17).
Uma equipe técnica e brigadistas estiveram em algumas residências localizadas na Rua Professora Solange Mauro Albino.
A Defesa Civil investigará a causa do desabamento, que pode estar relacionada a problemas na infraestrutura do bairro, como obras mal feitas.
De acordo com a defesa, as chuvas possivelmente agravaram as condições estruturais do muro, que foi construído sem projeto de engenharia.
Ao todo, três famílias ficaram desalojadas e a Assistência Social do município foi acionada.
Segundo a Prefeitura de Osvaldo Cruz, as famílias da casa parcialmente interditada foram alocadas em um hotel, enquanto a outra está hospedada na casa de parentes.
A equipe da Defesa Civil e o Poder Executivo vão se reunir nos próximos dias para definir as ações que deverão ser tomadas para dar suporte às famílias atingidas pelo desabamento.