Bombeiros de Adamantina e Osvaldo Cruz são homenageados com a Láurea de Mérito Pessoal

17/12/2021 07h09 Iniciativa valoriza profissionais que se sobressaem no desempenho da missão policial-militar.
Por : Sigamais, Adamantina (SP)
Bombeiros de Adamantina e Osvaldo Cruz são homenageados com a Láurea de Mérito Pessoal .

Dezenove policiais militares que atuam nos pelotões do Corpo de Bombeiros de Adamantina e Osvaldo Cruz foram homenageados nesta quarta-feira (15) em Adamantina, em uma solenidade que concedeu a “Láurea de Mérito Pessoal”, por reconhecimento aos méritos no desempenho da missão policial-militar.

A solenidade contou com a presença dos homenageados e familiares, imprensa e autoridades civis e militares locais e regionais. A cerimônia ocorreu no anfiteatro da Biblioteca Púbica Municipal de Adamantina.

A medalha é dividida em cinco graus distintos. Aos bombeiros homenageados foram entregues as medalhas do 2º ao 5º grau. A maior graduação, em 1º grau, é concedida apenas pelo comandante geral da PM.

Veja quais foram os 19 homenageados em Adamanina:

Láurea de Mérito Pessoal em 5º grau

Cabo PM Maurício Costabile Portas: atuou em ocorrência de desengasgamento de uma bebê de 08 meses que foi levada pela mãe até o quartel.

Soldado PM Jéssica Silva dos Santos: atuou em ocorrência de acidente de trânsito na SP 294 envolvendo 2 carros e 1 caminhão, onde 3 vítimas foram retiradas das ferragens e encaminhadas ao pronto socorro.

Soldado PM Rafael Proença Caldeira de Oliveira: atuou em ocorrência de acidente de trânsito na SP-294 envolvendo 1 caminhão bitrem e 1 ônibus, totalizando 42 vítimas.

Soldado PM Gilcemar de Marqui Ferramosca: atuou em ocorrência de acidente de trânsito na SP-294 envolvendo 1 caminhão bitrem e 1 ônibus, totalizando 42 vítimas.

Soldado PM Patrícia Cristina Cavassana dos Anjos: atuou em ocorrência onde uma vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória ao lado do quartel, e devido ao atendimento prestado teve seu quadro revertido.

Soldado PM Marcos Vinicius da silva: atuou em ocorrência onde uma senhora de 73 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória e devido ao atendimento prestado teve seu quadro revertido.

Soldado PM Marcos Alberto Catolino dos Santos Júnior: atuou em ocorrência onde uma vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória ao lado do quartel, e devido ao atendimento prestado teve seu quadro revertido.

Soldado Thiago Soares dos Santos: atuou em ocorrência onde uma vítima após sofrer queda do telhado ficou com a haste de uma churrasqueira transfixada em seu abdômen, e devido ao atendimento prestado foi conduzido com segurança ao pronto socorro onde foi realizada a retirada.

Láurea de Mérito Pessoal em 4º Grau

1º Sargento PM Itamar De Marqui Ferramosca: atuou em ocorrência de Acidente de trânsito na SP-294 envolvendo 1 caminhão bitrem e 1 ônibus, totalizando 42 Vítimas.

1º Sargento PM Antônio Marcos de Oliveira: atuou em ocorrência de acidente de trânsito na SP- 294 envolvendo 1 caminhão bitrem e 1 ônibus, totalizando 42 vítimas.

Soldado PM Tiago Raimundo de Souza: atuou de folga em atendimento de ocorrência onde uma pessoa estava tentando o suicídio em um viaduto na cidade de Presidente Prudente, e devido a sua ação rápida e pontual conseguiu agarrar a vítima e evitando um mal maior.

Soldado PM José Roberto Rodrigues Pardo: atuou em ocorrência onde uma vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória ao lado do quartel, e devido ao atendimento prestado teve seu quadro revertido.

Soldado PM Daniel Celestino Custódio: atuou em ocorrência onde uma vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória ao lado do quartel, e devido ao atendimento prestado teve seu quadro revertido.

Soldado PM Reinaldo Aparecido Nascimento da Silva: atuou em ocorrência de desengasgamento de uma bebê de 8 meses.

Láurea de Mérito Pessoal 3º Grau

1º Sargento PM Daniel Furtado Bettio: de folga, ao tomar ciência de um incêndio na indústria de couros Couroada, se apresentou para os trabalhos em apoio às equipes que atuavam no local, e tal ocorrência teve 3 dias de duração.

2º Sargento PM Junio Cesar de Souza Xavier: atuou em ocorrência onde uma vítima após sofrer queda do telhado ficou com a haste de uma churrasqueira transfixada em seu abdômen, e devido ao atendimento prestado foi conduzido com segurança ao pronto socorro onde foi realizada a retirada.

2º Sargento PM Gabriel Valente Silva: de folga, ao tomar ciência de um incêndio na indústria de couros Couroada, se apresentou para os trabalhos em apoio às equipes que atuavam no local, e tal ocorrência teve 3 dias de duração.

Cabo PM Éder José Farina: atuo em ocorrência onde uma vítima após sofrer queda do telhado ficou com a haste de uma churrasqueira transfixada em seu abdômen, e devido ao atendimento prestado foi conduzido com segurança ao pronto socorro onde foi realizada a retirada. 

Láurea de Mérito Pessoal 2º Grau 

1º Sargento PM Paulo Rogério Victoriano: atuou em ocorrência de acidente de trânsito na SP-294 envolvendo 1 caminhão bitrem e 1 ônibus, totalizando 42 vítimas.

Além das homenagens aos militares, os representantes da administração municipal de Adamantina – a vice-prefeita Dinha Gil e o secretário municipal de administração, Evandro Souza – receberam certificados de reconhecimento ao diálogo, parceria, cooperação e apoio à atuação do Corpo de Bombeiros. 

Medalha existe desde 1974

A “Láurea de Mérito Pessoal” foi criada através de portaria do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, conforme Boletim Geral nº 197 de 16 de outubro de 1974, inicialmente como “Medalha PMzito”. A condecoração trazia o soldado mascote da Polícia Militar no centro do distintivo, segurando uma flor. A partir do final dos anos 1980 a condecoração foi alterada para “Láurea do Mérito Pessoal” e a imagem do soldadinho foi substituída pelo escudo do brasão da Polícia Militar.

 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular