A Câmara Municipal de Osvaldo Cruz lançou nesta segunda-feira (10) a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. Durante seminário que reuniu representantes do poder Legislativo, Executivo e Entidades do município, a frente foi anunciada como forma de incentivar iniciativas que fortaleçam as políticas públicas voltadas para as mulheres.
A Mesa foi composta pelo presidente da Casa, vereador Antônio Bortoluci, as autoras do decreto, Carolina Rossi e Marta Murbach, a prefeita de Osvaldo Cruz, Vera Lúcia Alves e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Fernanda Colato.
A frente é composta pelas vereadoras Carolina Rossi e Marta Murbach. A criação desse tipo de iniciativa é importante para fomentar o debate sobre políticas públicas voltadas para as mulheres e, assim, incentivar a formulação de projetos de lei que abordem os diversos temas urgentes para as mulheres.
Durante discurso as autoras destacaram a importância da Frente e falou sobre os objetivos de sua instituição no Poder Legislativo.
“A criação do presente decreto justifica-se na necessidade de pensar possiblidades para a construção de politicas publicas voltadas às mulheres do nosso município e por tratar-se de tema de fundamental importância para o mesmo”, disse Marta ao destacar que pautas como a igualdade entre homens e mulheres, participação das mulheres na política e o combate à violência contra a mulher e outros temas pertinentes ao assunto devem ser debatidos em atuação o Poder Legislativo.
A vereadora Carolina Rossi aproveitou para ressaltar o mês de outubro, que realiza ações em prol da saúde da mulher através da “Campanha Outubro Rosa” e também destacou o dia 10 de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher.
“O empoderamento feminino significa apoiar umas às outras e ter empatia por cada diferença, afinal, essa vontade de vencer não é uma competição, muito contrario disso, torcemos por todas e temos que nos ajudar”, disse.
O presidente da Câmara, Antônio Bortoluci falou da participação dos homens na luta das mulheres contra a violência e busca da igualdade.
“Não se combate violência contra a mulher sem a participação dos homens, por isso, como atual presidente desta Casa me sinto feliz em ver a atuação de mulheres na bancada. E, como um homem politico tenho como, muito mais que obrigação, e, sim, orgulho, dizer que políticas públicas para as mulheres também é assunto de homem e precisa ser trazido à tona com frequência”, finalizou.
A prefeita Vera Lúcia Alves, marcou presença no evento, sendo a primeira prefeita de Osvaldo Cruz, primeira mulher a ocupar o cargo. Vera destacou que o Poder Executivo estará apto a ser parceiro das ações da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. Também confirmou que em breve o município terá a Casa da Mulher, que vai permitir o acolhimento para suporte jurídico e psicológico das mulheres.
Osvaldo Cruz possui o Conselho Municipal em Defesa das Mulheres atualmente presidido pela Fernanda Colato. O Conselho tem por finalidade garantir à mulher o pleno exercício de sua cidadania, por meio de propostas, acompanhamento, fiscalização, promoção, aprovação e avaliação de políticas para as mulheres, em todas as esferas da Administração Pública Municipal, destinadas a garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, promovendo a integração e a participação da mulher no processo social, econômico e cultural.
“Nós somos mães, somos guerreiras. Somos pessoas de fibra, mas infelizmente, como cada um que pegou o microfone aqui falou, ainda falta muito para nós”, disse ressaltando que as mulheres precisam se unir e deixar de ver a outra mulher como inimiga.
LEI MARIA DA PENHA FOI TEMA DE PALESTRA MINISTRADA PELA POLICIAL CIVIL SIMONE MÂNFIO
A palestra “Simplificando a Lei Maria da Penha – diferentes formas de violência doméstica contra a mulher”, foi tema na noite de lançamento. Em seguida, a psicanalista e terapeuta integrativa, Suzy Semanaka, encerrou o evento fazendo com que todos tivessem uma meditação guiada.