O Multiplic e a ACEOC - Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz, em parceria com a ASSENAAGRO e Sicoob Paulista, realizaram neste mês de junho (6), a palestra CULTURA DO AVOCADO HASS: Oportunidades para a agricultura familiar. Uma iniciativa da Câmara Técnica AGROPLIC.
A Câmara Técnica Agroplic iniciou suas discussões com o objetivo de encontrar possibilidades para potencializar o agronegócio de Osvaldo Cruz e região. As discussões levaram ao desenvolvimento de um projeto de manejo para pequenas propriedades rurais, com foco na produção de Abacate Hass - Avocado e demais culturas complementares.
Esta Câmara Técnica tem como objetivo o aumento da produtividade e rentabilidade, gerando renda ao produtor e ganhos econômicos para toda a sociedade.
Essa palestra foi uma iniciativa da Câmara Técnica Agroplic, um grupo de trabalho do Multiplic, para despertar nos produtores a possibilidade de inserirem uma nova cultura em suas propriedades.
Levando em consideração a característica das propriedades de Osvaldo Cruz, que são em sua maioria pequenas propriedades, o intuito dessa cultura é gerar mais renda e oportunidades para o pequeno agricultor, fomentando o desenvolvimento econômico que o Multiplic persiste em seus objetivos.
O avocado, por sua vez, é uma variedade, chamado Hass, que teve sua origem nos Estados Unidos, na Califórnia e hoje é a mais produzida no mundo e também a mais consumida mundialmente.
A fruta possui casca escura e polpa mais consistente que o abacate tropical e está crescendo em ritmo rápido no Brasil. A diretora presidente da Associação Abacates do Brasil, Maria Cecilia Whately, conta que o cultivo somava mil hectares em 2016 e passou para 9 mil hectares plantados em 2022.
Já a área total de abacate no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passou de 10,9 mil hectares em 2016 para 16,4 mil hectares em 2020, uma alta de 50%, sem distinção entre o tropical e o hass.
Visita Técnica
O Multiplic, através da Câmara Técnica AGROPLIC, juntamente com a ACEOC e a Secretaria Municipal da Agricultura está promovendo uma visita técnica no dia 4 de julho, com destino para a fazenda Jaguacy, em Bauru-SP.
Os agricultores interessados podem entrar em contato para saber mais através do telefone 18 99759-9318.