O Multiplic vem de uma sequência onde projetos e grupos estão apresentando e iniciando projetos com a sociedade civil organizada. Essa foi a vez da Câmara Técnica Impulsionando Jovens Carreiras, que tem o apoio do Núcleo Multiplic Jovem, apresentar seu projeto para o Comitê Gestor.
Em ocasião da reunião do Comitê Gestor do Multiplic, da última terça-feira (19), o projeto foi apresentado e aprovado pelo Comitê, que elogiou o projeto, o comprometimento e o engajamento dos jovens com a causa.
“Esse projeto atende o anseio de uma gama da sociedade, ele atende à demanda que existe. E eu vejo que precisamos cada vez mais de gente, mais voluntários e mais vontade para colocar em prática e dar a mão para esses jovens, por que é isso que eles precisam e querem. Vocês estão de parabéns e estão convocados para dar sequência aos trabalhos”, ressaltou Claudio Tonol ao fazer seu parecer sobre o trabalho apresentado.
As jovens Fernanda Marconato e Larissa Ferrari representaram o grupo e fizeram a apresentação do documento elaborado, onde detalham passo a passo para que o projeto aconteça. Ambas as jovens se sentem realizadas e com grandes expectativas para os próximos passos como relataram.
“Estamos muito felizes de apresentar esse projeto que foi desenvolvido durante quase 6 meses junto com os integrantes da equipe. Acreditamos muito nesse projeto e esperamos que seja de grande valia para os jovens e que possamos contribuir com eles sendo a curto ou a longo prazo, mas que esse projeto traga muitos benefícios, principalmente para a economia da cidade e para a sociedade de Osvaldo Cruz”, acrescentou Fernanda Marconato, voluntária do projeto.
Para Larissa, o projeto dará muitas oportunidades também para os jovens formados que saem da cidade em busca de uma vaga, aumentando o êxodo dos jovens. “Me sinto muito feliz por ter participado desse projeto, eu acho que vai agregar muito para os jovens da cidade e para a sociedade. Eu vejo que é uma realidade vivenciada aqui na cidade, onde jovens terminam a faculdade e não sabem para onde ir e agora vamos dar a oportunidade de ficarem aqui. Ficou um projeto muito interessante”, completou.
Qual é a proposta do projeto?
O projeto desde seu início conta com a orientação da TreinaCons, empresa de consultoria responsável pelo Multiplic que aplicou uma metodologia já criada para dar andamento aos projetos.
Leandro Buturi, representante da TreinaCons e responsável pela Consultoria do grupo, explica qual o papel da TreinaCons neste processo, até que eles sejam apresentados e saiam do papel.
“Nós já temos uma metodologia criada pela TreinaCons junto com o Multiplic e desenvolvemos essa metodologia para que possamos ser um apoio e também orientadores quanto na evolução e construção do projeto. A ideia do projeto e toda a expertise vem dos voluntários, nós somos condutores da metodologia para que os ideais do Multiplic sejam seguidos”, finalizou.
O Consultor destacou que o projeto nasceu de uma necessidade de jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, mas não possuem apoio para que se posicionem de maneira correta.
Até o momento o projeto já tem todas as suas ações montadas para que o objetivo final seja alcançado, que no caso visa impulsionar as carreiras dos jovens, capacitando e desenvolvendo competências técnicas e socioemocionais para ingressarem ou se recolocarem no mercado de trabalho.
A ideia central é criar uma equipe capacitada para que instrua os jovens para o mercado de trabalho de acordo com sua necessidade particular ou carreira pretendida, seja por meio de oficinas, aulas, vídeos, dinâmicas, visando tornar-se uma escola profissionalizante, porém fugindo do tradicional e com ênfase nas necessidades do mercado atual.
Leandro explica o porquê chegaram nesta ideia. “É um projeto que vai ajudar suprir uma lacuna que existe hoje no munícipio no preparo e evolução dos jovens para ingressar no mercado de trabalho, sendo também benéfico para as empresas empregadores recebendo jovens preparados para compor suas equipes”.
No momento, o projeto se encontra em fase de estudos e análises, para que percorram o melhor caminho atendendo as reais necessidades do município, mas muito em breve os jovens poderão se cadastrar para que participem e progridam no futuro.