Osvaldo Cruz está realizando as audiências públicas referentes ao Orçamento Participativo 2023. A ação amplia os canais de diálogo com a população para a construção coletiva da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.
Com o Orçamento Participativo a administração pública busca engajar os cidadãos na decisão de como os recursos financeiros do município serão utilizados. Entretanto, é necessária a participação da população.
O Orçamento Participativo é uma metodologia de gestão pública que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre orçamentos públicos, geralmente em nível municipal. Ao oferecer a oportunidade de participação direta, a iniciativa tem o objetivo de construir um orçamento que reflita as reais necessidades e prioridades da comunidade. Além disso, a iniciativa confirma o compromisso da prefeitura em construir políticas públicas mais transparentes e democráticas, garantindo que a voz de todos seja ouvida. Participar das audiências é um exercício de cidadania e uma ferramenta poderosa que ajuda a administração na identificação de demandas específicas, priorizando projetos e ações que tenham real impacto na vida das pessoas.
Vereador também participa
Os vereadores também podem participar das reuniões. À exemplo, no ano passado, o vereador Valdemir Anselmo participou e sugeriu mais de 60 melhorias ao Poder Executivo, dentro dos departamentos de obra e saúde.
EI, OSVALDOCRUZENSE, PARTICIPE!
Cidadãos, entidades e organizações sociais, dentre outras instituições representativas, podem colaborar com sugestões e propostas.
Veja as próximas audiências:
Dia 5 de setembro – Escola Max Wirth - 19h00
Dia 21 de setembro – Câmara Municipal de Osvaldo Cruz - 19h00