O Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz iniciou nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, os procedimentos de gravação das mídias que serão utilizadas nas Eleições de 2022. O procedimento consiste na geração de cartões de memória de carga, cartões de memória de votação, mídias com aplicativos de urnas e mídias de gravação de resultado.
A operação visa copiar para as mídias de votação que serão utilizados na preparação das urnas para o primeiro turno os dados referentes ao pleito em disputa e os respectivos candidatos.
O Juiz Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Dr. Lucas Ricardo Guimarães, o Ministério Público, por meio do Promotor de Justiça Dr. Jess Paul Taves Pires e o vice-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Marcelo Victória Iampietro, além de representantes da imprensa, estiveram presentes.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias esteve presente no Cartório Eleitoral e falou sobre o assunto com o Chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Jorge Simão. “Esse momento é de geração de mídias, já foi feito o fechamento do cadastro de todos os candidatos que tiveram registro deferido e agora esses dados vem para o sistema. É o início de inseminação dos dados nas urnas eletrônicas, após todo o trabalho as urnas serão lacradas e ficarão prontas para o primeiro turno das Eleições de 2022.”, disse.
Nossa reportagem conversou também com Juiz Eleitoral da Comarca de Osvaldo Cruz, Dr. Lucas Ricardo Guimarães, que destacou a importância desse procedimento. “Gostaria de destacar o trabalho que vem sendo feito pela Justiça Eleitoral no município, que vem sendo acompanhado com muito rigor pelo Ministério Público e também pela sociedade civil, para garantir que todos eleitores da nossa Zona Eleitoral, de Osvaldo Cruz, Sagres e Parapuã, possam no dia efetivamente escolher seus representantes de uma forma clara, concisa, sem qualquer tipo de dúvida. É um trabalho muito sério que vem sendo feito e vai continuar sendo feito.”.
O Promotor de Justiça, Dr. Jess Paul Taves Pires, também falou com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias e destacou a decisão de escolta policial para as urnas eletrônicas na Comarca de Osvaldo Cruz. “É importante frisar que é o início do fecho da preparação final para o pleito do dia 02 de outubro e nós, juntamente com o Juiz Eleitoral, estamos tomando todas as precauções para que transcorra de forma tranquila e muito segura. Vale ressaltar que houve uma conversa nossa com o Comando da Polícia Militar e, o que não ocorre em outros locais, mas aqui nós exigimos, que todas as escolas sejam fiscalizadas de forma permanente durante toda a preparação e instalação das urnas, até o início efetivamente da votação, com Polícia Militar presente se evitar qualquer tipo de questionamento mínimo que seja, para mostrar transparência e segurança para toda a população da lisura do Processo Eleitoral. Qualquer denúncia pode ser feita pela internet, site do Ministério Público e TER que vai chegar até nós, que será apurada.”, finalizou.