Foi realizada nesta segunda-feira (17), na sede do Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz, a audiência de geração de mídias que serão inseridas nas urnas eletrônicas para serem utilizadas nas eleições do 2º turno no dia 30 de outubro.
O evento contou com a presença Dr. Lucas Ricardo Guimarães (Juiz Eleitoral), representando o Ministério Público, Dr. Owen Miuki Fujiki (Promotor Público de Justiça), Dr. Marcelo Decúrsio (Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Osvaldo Cruz), e Fernando Jorge Simão (Chefe do Chefe do Cartório Eleitoral), além de representantes da imprensa.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias esteve na audiência e ouviu o chefe do cartório Fernando Jorge Simão.
“É o início do trabalho com os programas que serão inseridos nas urnas para que elas fiquem preparadas para receberem os votos para o segundo turno. Esse trabalho serve para provar que as informações são oficiais, e após isso as urnas são lacradas pela Justiça Eleitoral e ficam prontas para o procedimento”, explicou o chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Jorge Simão.
Simão explicou que que esse trabalho levará alguns dias para serem concluídos. “Não é algo que termina em cinco minutos, pois uma urna para ser inseminada demora quase uma hora até encerrar o procedimento. No total, a comarca de Osvaldo Cruz possui 115 sessões, portanto é algo que os funcionários do Cartório Eleitoral levarão um certo tempo para concluir”, disse.
O Juiz Eleitoral Dr. Lucas Ricardo Guimarães ressaltou a importância de todos comparecerem para exercer o direito do voto, bem como a transparência das eleições.
“Estamos agora na etapa de preparação para a realização do segundo turno, assim como foi feito no primeiro, num processo transparente que conta com as presenças da imprensa e das autoridades para mostrar que Justiça Eleitoral está trabalhando para que os eleitores possam manifestar sua intenção de voto com segurança”, disse.
Guimarães deixou claro também que qualquer anormalidade a população pode denunciar através de vários canais para o Ministério Público ou Cartório Eleitoral para que seja um processo eleitoral tranquilo e isento de dúvidas em nossa zona eleitoral.
A Justiça Eleitoral aproveita para lembrar que os eleitores devem comparecer ao local de votação levando documento com foto e o título, e quem não votou no primeiro turno pode comparecer normalmente para votar no segundo, mas quem não vota a várias eleições devem procurar o cartório para ver como está a sua situação junto ao órgão.
O Cartório Eleitoral está localizado na Rua Bélgica, 440, próximo ao Fórum. Para mais informações o eleitor deve entrar em contato pelo telefone: (18) 3529-1511.
Supervisão: Márcio Dragonetti*