Caso positivo de Covid-19 em aluno da escola municipal 'Carmen Nápoli de Castro' fecha a unidade por três dias para desinfecção

28/09/2021 17h11 Secretaria de Educação comunicou o fechamento da escola nesta terça-feira (28).
Redação - Wilson Bettiol*, Osvaldo Cruz - SP
Caso positivo de Covid-19 em aluno da escola municipal 'Carmen Nápoli de Castro' fecha a unidade por três dias para desinfecção .

A Secretaria de Educação de Osvaldo Cruz, suspendeu as aulas presenciais por três dias a partir desta terça-feira (28), na Escola Municipal “Carmem Nápoli de Castro”, no bairro Promorar, devido a um caso positivo de Covid-19 em um aluno da unidade.

Embora o protocolo determine a suspensão das aulas somente na sala onde estuda o aluno que testou positivo, por precaução, toda escola teve as atividades suspensas por três dias.

Quem falou sobre o caso com a reportagem do Portal Metrópole de Notícias, foi a Secretária de Educação, Inês Pieretti. “Hoje nós estamos tomando a decisão de fechar a escola ‘Carmen Nápoli’ por três dias, numa atitude diferente de nosso protocolo neste momento, porém, como foi uma criança que circulou muito pela escola, então nós achamos por bem fechar a escola e aguardar se alguma criança mais terá sintomas.”, disse.

Segundo a secretária, a preocupação maior é porque a pandemia ainda não acabou. “Ainda não saímos da pandemia, o problema ainda não passou, e neste momento temos que trabalhar com a possibilidade, de repente, termos mais casos e para que isso não ocorra nós achamos por bem neste momento afastar a todos da escola por três dias. Se nenhuma criança apresentar sintomas, ótimo, na segunda-feira tudo volta ao normal, mas a professora do aluno e a diretora da unidade escolar que tiveram contato com ele na hora de tomar as primeiras providencias, ficarão afastadas por 14 dias.”, destacou Inês Pieretti.

Com relação a criança que testou positivo, de acordo com a secretária, ela está bem de saúde e cumprindo o isolamento, juntamente com a sua mãe, que também testou positivo para a doença.

A Secretária aproveitou para pedir aos pais dos alunos da escola Carmen Nápoli de Castro, que qualquer sintoma apresentado pelos alunos, entrar em contato imediatamente com a professora, que vai acionar a área da saúde para fazer o exame ou outras medidas necessárias, e também para dar assistência a criança e a família. “Pedimos aos pais que se atentem aos sintomas e caso as crianças apresentem, que procure o grupo da escola com o professor. A criança contaminada tem sete anos, e a escola recebe alunos de 6 a 11 anos de idade.”.

As autoridades da educação disseram também que apesar de todas as medidas tomadas, as crianças que estavam ansiosas para a volta as aulas, acabam se aproximando dos coleguinhas, dos professores, funcionários, por isso a decisão de suspender as aulas neste momento. “Lembrando que as crianças que estão com as aulas suspensas não terão nenhum prejuízo, pois o conteúdo nesses três dias será passado a eles de forma remota, como acontecia antes da volta as salas de aulas. Se tudo correr bem como estamos esperando, as professoras entrarão em contato com os pais, e as crianças retornam na segunda-feira, é isso que pretendemos.”, finalizou a Secretária de Educação, Inês Pieretti.

Medidas de higienização continuarão sendo feitas pelos funcionários da escola, e nesse período, as salas e demais dependências ficarão abertas e ventiladas, até porque após cinco dias o vírus não sobrevive mais.

Seguindo o protocolo determinado, não será feito exame em massa neste caso.

 

 

Supervisão de Acally Toledo*

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular