Depois do Outubro Rosa, mês dedicado a prevenção do câncer de mama e colo de útero em mulheres, chega o Novembro Azul, que é o mês mundial de combate ao câncer de próstata.
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Em Osvaldo Cruz haverá atendimento em horário especial neste sábado, dia 11 de novembro das 8h às 11h, e também no dia 25 de novembro no mesmo horário.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou sobre o assunto com a Enfermeira Jhennifer Calixto, diretora do Programa de Saúde da Família em Osvaldo Cruz. “Como todos os anos, estaremos com unidades abertas para realizar exames do Novembro Azul. Neste sábado, dia 11, o Centro de Saúde e os PSFs Primavera e Santa Tereza estão atendendo das 8h às 11h. Já no dia 25 de novembro, estarão abertos o Centro de Saúde e os PSFs Mira Ira, Vale do Sol e São José, com atendimentos dedicados aos homens.”, disse.
Homens com idade acima de 50 anos devem fazer acompanhamento, e em casos de câncer de próstata na família, homens abaixo desta idade também podem procurar o atendimento.