Duvidas muito frequentes surgem sobre Hipnose e Regressão. Para entender melhor, elas são fenômenos distintos, utilizados a partir de aplicação de técnicas. Ambas utilizadas para fins terapêuticos.
A hipnose é um veículo que leva a pessoa a Regressão. A hipnose é um estado alterado da consciência, de relaxamento profundo do paciente, que mantém seu estado de lucidez, com atenção totalmente focada.
É um MITO dizer que a pessoa em estado de Hipnose, confessa segredos sem querer, pois mesmo em transe, a mente se mantém em vigilância, protegendo a integridade do paciente. A consciência deve estar sempre presente para que o paciente participe do processo de cura. Algumas pessoas pensam que ficam inconscientes, e isso não é verdade.
O paciente tem o controle de tudo que está acontecendo, e se desejar por qualquer razão sair do estado hipnótico, pode fazer isso simplesmente abrindo os olhos. O profissional deixa claro que o paciente tem esse controle. A hipnose não é igual ao sono. Você não vai dormir, apenas está em um estado de relaxamento profundo.
Por meios de métodos de relaxamento e concentração, é possível o paciente atingir um estágio mental diferente em que o terapeuta fica em permanente diálogo com a pessoa. Desta forma ela mesma acessa os recursos que influenciam os sintomas e causas de diversas questões.
A Regressão é um retorno no tempo e no espaço, independente de crenças pessoais, segmentos religiosos ou capacidade individual. O objetivo é ativar cargas emocionais adormecidas.
A Terapia de Regressão funciona como uma ferramenta para trazer à consciência as emoções e lembranças que influenciam o comportamento atualmente.
O intuito dessas técnicas é somente beneficiar o paciente e auxilia-lo no caminho de acesso ao seu EU mais profundo, onde reside o potencial de mudança.
Iliédi Posteral
Psicóloga Clínica
Formação:
- Psicologia Clinica
- Psicólogo Perito Examinador
- Acupuntura
- Hipnose Clínica e Regressiva