Há alguns anos setembro é conhecido como o mês de prevenção ao suicídio. Muitas pessoas, profissionais, entidades e instituições utilizam-se da mídia para divulgar ações desenvolvidas relacionadas à campanha que, em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”
Sabemos que o suicídio é uma triste realidade e os números de casos são facilmente encontrados em sites, por exemplo. Os índices indicam que muitos casos poderiam ter sido evitados se os pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico adequado e informações de qualidade.
Todos nós podemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre será sua melhor escolha.
É muito importante buscar informações corretas e aprender como ajudar o próximo. Ao perceber que alguém está com pensamentos suicidas, ofereça ajuda com uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra ou a algum psicólogo, que vai saber como manejar a situação.
Quando uma pessoa decide terminar com sua vida, seus pensamentos, sentimentos e ações são muito restritivos e tem muita dificuldade de perceber outras maneiras de enfrentar ou sair do problema. São pensamentos rígidos pelo que chamamos de distorções cognitivas.
Lembre-se sempre que a vida é a melhor escolha. Quem está sofrendo pode achar que está sozinho, mas não está! Procure um profissional capacitado para te ajudar.
A Psicóloga e Neuropsicóloga Larissa Guirao atende na Rua João Segateli, 43, no centro de Osvaldo Cruz. Agende uma consulta pelo WhatsApp: (14)99692-5777.