Quem passa pela Avenida Brasil, na área central da cidade, já deve ter se deparado com ele. Zezinho, Zequinha ou Baixinho, como é carinhosamente chamado, José Cosme Lopes, não economiza na simpatia e nem na alegria.
Aos 54 anos, ele é o servidor público que tem a incumbência de realizar a limpeza e a retirada de resíduos dos coletores instalados na Avenida Brasil diariamente. Baixinho trabalha como braçal na prefeitura do município de Osvaldo Cruz desde 1.987.
No trecho, composto por lojas, casas lotéricas e bancos já se tornou figura conhecida tanto pela realização do serviço quanto pela maneira como o faz. Sempre com um sorriso estampado em sua face e com um “bom dia” recheado de simpatia, Cosme Lopes, tem cada vez mais conquistado novos amigos e admiradores.
Quando, por qualquer que seja o motivo, ele se ausenta, os questionamentos são imediatos. Sua falta logo é notada e todos querem saber o que houve. Evidenciando o carinho, respeito e amizade conquistados por ele.
O capricho e empenho de Baixinho vão muito além do zelo pela limpeza e o cuidado com as plantas que ornamentam os canteiros instalados ao longo da avenida. Ele também costuma doar seu tempo à realização de ações beneficentes. Há vários anos, Cosme Lopes empresta sua simpatia e alegria a evento tradicional da Apae local, denominado “Porco no Rolete”.
Em tempos tidos como difíceis, que Baixinho possa ser a inspiração para que outros “Baixinhos”, “Zezinhos”, Zequinhas” ou “Cosmes Lopes” possam surgir e dar a sua contribuição para alegrar a vida das pessoas e representar de forma maiúscula a outros funcionários públicos municipais que também são dignos e merecedores de elogios e tantos predicados.