A pandemia de Coronavírus (Covid-19), mudou a rotina das pessoas em todo o mundo, e não foi diferente nas relações de trabalho. Por conta de decretos de quarentena, o comércio foi impossibilitado de abrir suas portas, muitas empresas aderiram ao trabalho em formato ‘home-office’, mas serviços considerados essenciais, como é o caso de supermercados e farmácias.
Os empregadores precisam tomar medidas para garantir que seus funcionários não sejam expostos a riscos. Atitudes como colocar à disposição dos colaboradores um número amplo de frascos de álcool em gel, que precisam estar estrategicamente localizados em todas as áreas do estabelecimento.
A redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança é direito dos trabalhadores resguardados pela Constituição Federal.
Com o objetivo de orientar empregadores e trabalhadores em relação aos cuidados a serem tomados durante o período de pandemia causada pela Covid-19, a reportagem do Portal Metrópole de Notícias conversou sobre o assunto com Engenheiro de Produção, Especialista em Segurança do Trabalho e Perito Judicial em Ações Previdenciárias e Trabalhistas, Daniel Rufino.
Confira no vídeo: