Nesta quinta-feira (30), dia de Corpus Christi, a comunidade católica se prepara para celebrações tradicionais.
Mas qual deve ser a reflexão nesta data que se coloca entre as mais importantes para os católicos?
A reportagem do portal Metrópole de Notícias ouviu o Pároco do Santuário São José, Padre Rogério Mendes. “Quinta-feira, dia 30 de maio, a igreja celebra a solenidade de Corpus Christi, festa popular da eucaristia. Isso mostra que na eucaristia Jesus está vivo, realmente vivo, presente entre nós e no meio de nós. A eucaristia é sacramento da unidade, sacramento da partilha, a eucaristia faz de nós a igreja, a eucaristia sustenta, alicerça, impulsiona a vida da igreja. É o pão dos anjos, o alimento dos anjos oferecido a humanidade, a cada um de nós. Comungar é Cristificar, é ser um novo Cristo, ou seja, amar como ele amou, perdoar como ele perdoou, rezar como ele rezou, acolher como ele acolheu, semear o bem e a paz como ele fez estando no meio de nós.”, disse.
Segundo o religioso a programação de Corpus Christi já começou. “Estamos tendo a preparação, as comunidades já estão realizando o Tríduo para a preparação, a solenidade, a festa de Corpus Christi. Na quarta-feira (29), a partir das 20h, nas ruas centrais de nossa cidade os fiéis fazem o mutirão para confeccionar os tradicionais tapetes por onde passará o Santíssimo Sacramento. E na quinta-feira, 7h30 tem a celebração, a missa, a eucaristia no Santuário São José e após a missa, a procissão pelas ruas da nossa cidade, ao redor do Santuário.”, destacou o Pároco.
Padre Rogério Mendes disse ainda que este ano acontece pela primeira vez uma exposição Eucarística. “Esse ano também teremos a Primeira Exposição Eucarística no Salão Paroquial, onde estarão expostos os objetos litúrgicos de Santa Missa, que são os livros, cálices, paramentos, além de apresentação dos Santos Eucarísticos, dos Milagres Eucarísticos, que são muitos na história da igreja.”, finalizou.