Estamos no mês de julho, época em que as temperaturas são mais amenas, chove pouco e a umidade do ar cai bastante e tudo forma um cenário propicio para incêndios na vegetação, principalmente em beira de estradas, o que além dos danos a natureza pode provocar acidentes e riscos à saúde das pessoas, devido a fumaça vinda dos focos de queimadas.
Para falar sobre o assunto a reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o Comandante do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Osvaldo Cruz, 1º Tenente Silva Rolim. “Nesta época do ano é muito importante a gente ter uma preocupação especial em relação a atitudes que podem provocar uma grande queimada. Uma bituca de cigarro jogada na beira da estrada pode provocar um grande incêndio atingindo as propriedades próximas, uma queimada numa propriedade rural pode fugir do controle e provocar um grande estrago, pessoas que vão acampar, pescar, passar um tempo na natureza, acende uma fogueira, uma churrasqueira, todo cuidado é pouco.”, disse.
O entrevistado falou também sobre uma atitude simples da população que pode evitar um mal maior, que é o gesto de ligar para o 193 (Corpo de Bombeiros), em caso de se deparar com um princípio de incêndio numa beirada de pista, por exemplo.
Quanto antes o Corpo de Bombeiros receber a informação, mais fácil e rápido será o controle e extinção desse incêndio.