Nesta terça-feira (24), a Defesa Civil Estadual inaugurou em Osvaldo Cruz, a Oficina Preparatória Operação Estiagem 2022, visando capacitar as equipes de Defesa Civis municipais para darem suporte ao Corpo de Bombeiros em ocorrências de incêndio, principalmente durante o período de estiagem.
O evento reúne os 53 municípios da região administrativa de Presidente Prudente, contando com a presença de mais de 180 brigadistas. O curso se divide em duas etapas:
1) Etapa teórica: onde os coordenadores municipais, defesa civil e brigadistas irão aprender como utilizar o sistema integrado da defesa civil e lançar os dados das ocorrências que vierem a atender.
2) Etapa prática: os participantes aprenderão a operar os equipamentos enviados pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e serão instruídos sobre os cuidados que devem ser tomados em incêndios na beira de rodovia ou dentro da cidade.
De acordo com o Coordenador Regional da Defesa Civil de Presidente Prudente, Capitão João Henrique Papoti, o Estado de São Paulo é pioneiro no reaparelhamento das defesas civis municipais. Vale ressaltar que, a região de Presidente Prudente foi a mais contemplada em todo o estado, através dos programas “Pontal 2030” e “SP + Alta Paulista”, por meio dos quais os munícipios adquiriram viaturas e equipamentos para combate à incêndios.
Ainda segundo o Capitão Papoti, a previsão para o inverno deste ano é de frio intenso e seca, bem como o aumento de queimadas e incêndios florestais. Observa-se que, do início do ano até o mês de maio, só a cidade de Presidente Prudente já registrou 350 focos de incêndio.