Em 12 de outubro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil. A data lembra o dia em que uma imagem foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717.
Um dos pescadores, chamado João Alves, estava pescando há algum tempo e não conseguia pegar um só peixe. Ao jogar a rede mais uma vez, pescou uma imagem de barro de uma mulher, mas estava faltando a cabeça. Jogou novamente a rede nas águas do Paraíba do Sul, e pescou a cabeça que encaixou perfeitamente no corpo. A partir daí, a imagem foi associada à Nossa Senhora.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias falou com o Pároco do Santuário São José, Padre Rogério de Lima Mendes, que falou sobre a figura e o papel de Nossa Senhora Aparecida. “Mês de outubro é dedicado à Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Nossa Senhora é a Mãe de Jesus, é nossa mãe, modelo de discípula, modelo daquela que viveu e guardou a palavra de Deus, aquela que soube muito bem assumir em sua vida os propósitos de Deus. Nossa Senhora é Santa, é Bem-Aventurada, é Cheia de Graça e é nossa intercessora. Temos uma mãe, que privilégio o nosso e dia 12 de outubro é o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. Nossa Senhora traz uma mensagem para o povo brasileiro muito bonita, pois ela é pequenina, ela é humilde, ela é negra, traz as mãos postas em oração, está grávida, mostrando o valor inegociável da vida, ela esboça um sorriso singelo, pois através de Maria, Deus sorri para o Brasil, para a humanidade.”, disse.
Padre Rogério Mendes destacou a programação dedicada à Nossa Senhora Aparecida em Osvaldo Cruz. “Queremos celebrar esse dia com fé, com devoção, com alegria e a programação religiosa deste sábado, dia 12 de outubro, será a seguinte: às 7h teremos missa no Santuário São José. Às 9h, na Rotatória do Cristo, acontece a carreata em louvor a Nossa Senhora Aparecida, quando teremos na verdade duas carreatas, sendo uma que seguirá para a Igreja Nossa Senhora Aparecida em Osvaldo Cruz, e a outra que seguirá para a comunidade Nossa Senhora Aparecida no bairro Lagoa Azul. Às 9h30 haverá missa no bairro Lagoa Azul, com uma novidade que é a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma réplica daquela que está no Santuário Nacional, e a benção do novo mobiliário do altar. Serão inaugurados a mesa do altar, a mesa da palavra, a cadeira do padre e dos ministros, além da credencia, tudo novinho. A carreata que chegará na Igrejinha de Nossa Senhora Aparecida receberá as bençãos dos automóveis, que são muito importantes. Ainda na Igrejinha teremos às 11h, o terço dos homens, que também vale para as mulheres, crianças e jovens, o terço é de todos. Já às 17h saindo do Santuário haverá a procissão de Nossa Senhora Aparecida com o andor da Santa, seguindo até a Igrejinha com a celebração da missa campal e logo após a grandiosa quermesse em louvor a Padroeira do Brasil. Quero lembrar que este ano a festa de Nossa Senhora Aparecida tem como tema ‘Com Maria Somos Peregrinos da Esperança’, fazendo uma alusão ao Ano Santo 2025. Que Nossa Senhora interceda em favor do nosso povo, da nossa cidade, da nossa paróquia e de todo o Brasil.”, finalizou o Pároco.