Dia 16 de julho é comemorado o Dia do Comerciante

16/07/2024 09h51 A reportagem do Portal Metrópole de Notícias fez uma matéria especial sobre o assunto.
Redação: Acally Toledo, Osvaldo Cruz - SP
Dia 16 de julho é comemorado o Dia do Comerciante .

Nesta terça-feira, dia 16 de julho, é comemorado o Dia do Comerciante. Considerado um dos trabalhos mais antigos da humanidade, o ramo do comércio é extremamente importante para o desenvolvimento de qualquer país.

O dia do comerciante data de 1953, quando foi criado através da Lei 2.048 para homenagear o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, patrono do comércio brasileiro.  Ele foi responsável pela criação das primeiras leis do comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal.

A reportagem do Portal Metrópole de Notícias fez uma matéria especial ouvindo alguns comerciantes da cidade.

Começamos com Claudio Tamoio, da Embalagens e Companhia, empresa antiga da cidade. “Nós estamos completando este ano, 32 anos. Passamos por várias turbulências e estamos aqui firmes, tentando melhorar ainda mais. A vida do comerciante é um pouco presa, o dia a dia do empresário deste segmento é a arte de matar um leão por dia, pois se um dia você não matar, no dia seguinte terá que matar dois. A gente depende dos funcionários para tocar a empresa e quando acontece um imprevisto, você tem que tem que suprir essa ausência. Além disso você tem que estar atento a tudo que acontece, planejar tudo muito bem, para poder ter uma empresa bem sólida. Para mim o mais gostoso é atender ao público, isso é muito bom, principalmente quando você é reconhecido pelo cliente que foi bem atendido.”, disse.

Uma família que começou com o segmento de secos e molhados e depois migrou para materiais para construção, ouvimos Olavo Rodrigues, do Gero Materiais para Construção. “O comércio já estava na família há muitos anos, pois meu pai no passado já havia trabalhado nesta região da cidade com um minimercado muitos anos atrás, até que um dia ele decidiu juntamente com a esposa Leila, minha mãe, fundar uma loja de material de construção, o Gero Materiais e desde o primeiro dia eu me encontro aqui, é algo que eu vejo desde muito novo e faz inclusive parte de minha personalidade, ser comerciante. Hoje eu não me imagino em outra profissão, isso é o que eu realmente gosto, amo e me dedico muito no dia a dia. Para mim o comerciante sempre está em busca de oportunidades, por isso trabalhamos muito, não temos horário de trabalho, nem para começar nem para finalizar o dia. Nossa vida é cada vez mais buscar como melhorar, como melhorar a margem, como atender melhor o cliente, como cada dia mais conquistar o cliente e cada dia mais como manter fiel o cliente.”, destacou.

Uma empresa que passou de pai para filho e que tem 70 anos de Osvaldo Cruz, nossa reportagem falou também com Eraldo Rocha, Tabacaria do Povo. “A Tabacaria do Povo em Osvaldo Cruz existe há 70 anos no mesmo endereço, onde inicialmente era só o comercio de fumo de corda, cigarros e algumas miudezas, hoje são mais de 4.000 itens atendendo uma grande região do estado de São Paulo, devido ao time de material que é comercializado. Essa loja representa Osvaldo Cruz, leva o nome da cidade para muitas regiões do nosso estado, porque gente de longe vem para comprar na Tabacaria do Povo. O comércio também tem um papel importante na vida de muitos jovens, que conseguem sua primeira oportunidade de trabalho. Essa é a função do comércio, ele tem essa capacidade de oferecer essas oportunidades. E se tivesse como voltar no tempo, começaria tudo de novo, com todo prazer, porque o comércio é uma referência e minha loja sempre foi uma coisa familiar, uma casa que passou gerações e continua firme. Nossa loja com 70 anos tem algo de cultural, histórico, pois atendemos a quarta geração de clientes, isso vem quase que da fundação da cidade, é um patrimônio histórico.”.

Por fim a reportagem da Metrópole ouviu a mensagem do Presidente da ACEOC (Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz), Claudio Tonol. “A Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz, nossa ACEOC, reconhece essa data como uma das mais importantes. Isso porque é uma data específica para aqueles que se empenham, que investem em Osvaldo Cruz e trazem o desenvolvimento para nossa cidade. Podemos dizer que o comerciante é o principal gerador de empregos em Osvaldo Cruz, juntamente com a indústria, pois traz o investimento, traz desenvolvimento, sempre está ligado aos assuntos e atualidades trazendo tudo isso para o seu comércio, consequentemente para a cidade. Portanto é uma data muito especial que deve ser comemorada, deve ser valorizada, e a ACEOC não poderia deixar de homenagear esse guerreiro, não só o associado, mas todos que pertencem a essa classe que gera o desenvolvimento local e regional.”, finalizou Claudio Tonol.

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular