O Dia de São João é comemorado em 24 de junho, data que lembra o dia de seu nascimento.
João Batista é lembrado como o profeta que previu o nascimento de Jesus Cristo, foi um pregador itinerante e os registros mostram que ele surgiu na Judeia, onde provavelmente ele tenha nascido, e na Galileia.
São João viveu na época de Herodes e teve muitos seguidores pregando ao povo judeu, usando o batismo como símbolo da purificação da alma. Ele nasceu em uma pequena aldeia chamada Ein Kerem e alguns documentos defendem que ele era pertencente a uma facção Nazarita de Israel.
A reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu o padre Rogério Mendes, Pároco do Santuário São José que fala sobre o dia de São João Batista. “São João Batista, o derradeiro dos profetas, o maior dos profetas, aquele que teve a missão de apontar o cordeiro de Deus ‘Eis aí o Cordeiro de Deus’, e é também chamado de ‘O Batizador’, porque ele batizou o autor do batismo, que é Jesus Cristo. A igreja celebra o dia da natividade de São João Batista, dia 24 de junho. Trata-se de um Santo de grande importância na vida da igreja, tanto que é celebrado em duas datas, ou seja, a natividade e também o seu martírio. São João Batista é o homem da humildade e teve uma grande missão, mas sempre com muita humildade e diante do Senhor proclamou ‘Eu não sou digno de desatar as suas sandálias.”.
No Santuário São José em Osvaldo Cruz vai acontecer a celebração da missa às 19h30 no dia 24 de junho.