O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
No momento em que é anunciado o novo índice obtido pelas escolas do Estado de São Paulo, Osvaldo cruz obteve nota 6.2.
Para falar sobre a conquista, a reportagem do Portal Metrópole de Notícias ouviu a Secretária de Educação de Osvaldo Cruz, Inês Pieretti. “Isso é resultado de um trabalho árduo, um trabalho em que o professor além do tempo estabelecido no período online, ele ainda se entregou muito mais, inclusive aos fins de semana, ou seja, ele trabalhou em dobro, mas o resultado valeu a pena, pois atingimos o resultado de 6.2 e isso chegou com muita alegria, e passamos essa emoção para toda a população.”, disse.
Segundo a Secretária, o índice da Educação de Osvaldo Cruz está acima de todos os outros municípios da nossa região. “Isso representa o trabalho e o comprometimento de toda Rede Municipal, desde o infantil, porque o resultado do IDEB é uma prova do 5º ano, mas reflete o trabalho desde o início, desde a educação infantil. Como Secretária de Educação eu quero dizer aos professores, os grandes protagonistas desta nota, que quem opera o milagre são os professores dentro da sala de aula. Não adianta nós buscarmos propostas, programas maravilhosos, se o professor não abraçar a causa. Então a todos os professores da Rede o nosso muito obrigado, esse mérito é vosso. Parabéns!”, finalizou Inês Pieretti.