O Município de Osvaldo Cruz está há alguns anos sem o selo de Município Verde-Azul. O Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
A administração anterior não conseguiu atingir os critérios para a conquista do selo, ao contrário de cidades como Sagres e Adamantina, que foram destaques regionais na área e conseguiram a comenda.
Nesta quinta-feira (04) pela manhã a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente reuniu a Prefeita Vera Morena, o Vice-Prefeito Amilton Albertinazzi e todos os secretários de governo para um trabalho integrado para a cidade reconquistar o selo.
O secretário de Meio Ambiente, Edmilson Cândido de Oliveira, destacou que a reunião teve como foco conseguir alinhar o senso de equipe entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e as demais secretarias de governo, para que seja possível atender à certificação Verde-Azul.
“Há um protocolo extenso. São 80 itens que serão subdivididos e chegam aproximadamente a 120 ações que são desenvolvidas anualmente, com uma melhora continua” explicou o secretário.
A reconquista deste selo é uma preocupação da Prefeita Vera, que pontuou a certificação como prioridade para todos os secretários. O próximo passo será atuar com a comunidade para as tratativas desde podas, calçamento, condução de água pluvial, comunicação com a Sabesp, e assim sucessivamente.