Equipe da Escola Sesi de Osvaldo Cruz vai participar de campeonato nacional de Robótica em Brasília

13/03/2023 09h09 Alunos da SESI Eagles competirão com equipes de todo país; evento ocorre na Arena BRB Mané Garrincha.
Comunicação Sesi-SP - Paulo Ribeiro, Osvaldo Cruz (SP)
Equipe da Escola Sesi de Osvaldo Cruz vai participar de campeonato nacional de Robótica em Brasília (Foto: Reprodução)

Após um resultado importante na etapa regional (estadual) da FIRST LEGO League, com a conquista do primeiro lugar na categoria Design do Robô, a equipe SESI Eagles, da Escola Sesi de Osvaldo Cruz garantiu uma vaga pra a etapa nacional da competição, que reunirá as principais equipes do Brasil em Brasília, DF. A equipe viaja para a capital federal na próxima terça-feira, 14 de março.

Após uma participação histórica na FLL em 2022, quando a equipe chegou a participar da etapa mundial no Rio de Janeiro, o trabalho seguiu forte e a equipe SESI Eagles manteve o objetivo de se classificar novamente para o nacional. “Os resultados do ano passado e agora essa classificação para o nacional em 2023 refletem o resultado de um projeto que vem sendo realizado com muita dedicação, buscando formar uma equipe forte e competitiva com os nossos alunos”, explica o treinador Vinícius Rossini. “Queremos que eles vivam essa experiência ao máximo, pois levarão para a vida tudo o que verem e viverem durante a competição”, diz.

Como projeto de inovação, um dos quesitos analisados durante o evento em Brasília, os alunos irão apresentar a solução Eagles SGC (Solução Geométrica dos Cavacos), um projeto que possibilitará o aumento da eficiência das caldeiras de usinas na geração de energia por meio da queima de cavacos de madeira. “O projeto prevê o uso de uma esteira seletora que separará os cavacos de madeira, direcionando para cortadores e deixando todos no mesmo tamanho. Em seguida, os cavacos seguem em uma esteira até o processo de torrefação que ocorre na fornalha”, detalha a aluna Maria Eloisa de Carvalho Silva, integrante da equipe. “Estimamos um aumento de 55% de energia produzida após a implementação da nossa solução”, afirma o estudante Carlos Eduardo Escaramelo Crivelaro.

Mas a participação vai muito além da competição. “Ao participar de uma competição como essa, não trabalhamos apenas princípios da robótica, mas valores como o respeito, trabalho em equipe e persistência. Assim, desenvolvemos habilidades para a evolução da equipe e também individualmente como ser humano. A robótica é muito mais que robôs”, conclui Vinícius.

O que é a FIRST LEGO League? 

É uma competição que desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. A temporada de 2023, chamada Superpowererd, desafia os estudantes a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. As equipes da FLL vão colocar sua criatividade superpoderosa para pensar um futuro energético inovador.

Para isso, eles aplicam conceitos de STEAM (sigla em inglês para Science, Technology, Engineering, Arts and Math, em português Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) na criação de projetos de inovação, constroem e programam robôs e os colocam para completar missões que tragam as soluções propostas pelas equipes, mas sem perder o foco de se divertir durante esse processo.

Quanto à etapa nacional, ela é organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Trata-se do Festival SESI de Robótica, que acontece entre 15 e 18 de março na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. Estudantes com idades entre 9 e 19 anos precisam usar conhecimentos de engenharia, programação, marketing e projetos sociais nas disputas, desenhadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico. 

Comente, sugira e participe:

Cadastre seu WhatsApp e receba notícias diariamente pelo celular